Uma investigação sobre a incorporação da educação ambiental nos currículos do curso de ciências biológicas

Daniela de Almeida dos Santos, Adriana Massaê Kataoka

Resumo


A inserção da Educação Ambiental (EA) é prevista pelas Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Ambiental, nas quais designam que esta seja praticada em todos os níveis, modalidades e no currículo de todas as instituições de ensino.  Para a inserção da EA, muitos desafios precisam ser ultrapassados, pois sua efetivação compreende uma rede complexa de fatores envolvidos e um deles é a formação inicial dos futuros educadores que atuarão em todos os níveis e modalidades de ensino. O currículo é um fator que interfere diretamente na formação de professores, assim, este artigo analisa a inserção da dimensão socioambiental nos currículos antes e após a implementação das Diretrizes. Para isso foram analisados dois currículos do curso de Ciências Biológicas, um do Ensino Superior Público e outro do Ensino Superior Privado, avaliados a partir de indicadores propostos pela Ambientalização Curricular. Os resultados revelaram que houve um avanço em relação à inserção da EA na concepção socioambiental, principalmente em relação à dimensão social, mas que ainda há muitas barreiras que precisam ser superadas em relação ao conhecimento dos princípios da EA.


Palavras-chave


Ambientalização Curricular; Ensino Superior; Socioambiental.

Texto completo:

PDFA


DOI: 10.3895/actio.v7n3.14716

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ACTIO : docência em ciências [recurso eletrônico] / Universidade Tecnológica Federal
do Paraná, Programa de Pós-graduação em Formação Científica, Educacional
e Tecnológica. – v. 1, n. 1 (Set.-Dez. 2016-). – Curitiba, Universidade
Tecnológica Federal do Paraná, 2016-
     v. : il.

    Modo de acesso: World Wide Web
    Quadrimestral
    Texto em português, espanhol, inglês e francês
    Título extraído da tela de título (visualizado em 23 jun. 2021)
    ISSN: 2525-8923

         1. Ciência – Periódicos. 2. Ciência – Estudo e ensino – Periódicos. 3. Biologia
– Estudo e ensino – Periódicos. 4. Física – Estudo e ensino – Periódicos. 5. Química
– Estudo e ensino – Periódicos. 6. Matemática – Estudo e ensino – Periódicos.
I. Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Programa de Pós-graduação
em Formação Científica, Educacional e Tecnológica.

                                                                                                     CDD: ed. 23 -- 505

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ISSN: 2525-8923

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