A formação do pesquisador oriundo de mestrado e doutorado profissional e a interação universidade-escola

Lizete Maria Orquiza de Carvalho, João Amadeus Pereira Alves, Dayane Rejane Andrade Maia

Resumo


Atribuindo especial atenção à origem e desenvolvimento do Programa de Pós-Graduação em Formação Científica, Educacional e Tecnológica (PPGFCET), da Universidade Tecnológica Federal do Paraná, em seu primeiro decênio, este artigo tem como objetivo dar continuidade a uma discussão vigente nas comunidades de pesquisadores que atuam em programas de pós-graduação em mestrado e doutorado profissionais em ensino de Ciências e Matemática, no escopo formativo de quadros docentes, cujo foco se volta à educação básica. Defende-se a relação universidade-escola como possibilidade concreta de criação de condições para o enfrentamento da semiformação na educação básica. Estrutura-se o manuscrito pela ênfase à origem da pós-graduação profissional no Brasil e a busca da profissionalização docente, em perspectiva de compromisso e responsabilização do sujeito professor pós-graduando de tal modalidade stricto sensu. A discussão avança para três posicionamentos articulados: a necessária e constante denúncia de perspectivas tecnicistas na formação de pós-graduandos oriundos dos mestrados e doutorados profissionalizantes, à luz da Teoria Crítica da Sociedade; a análise sobre a elaboração e construção de um produto educacional que assuma um papel crucial na interlocução formativa em perspectiva comunicativa ou dialógica, sob a égide permanente do princípio da discussão; implícito nos dois anteriores. Enfoca-se, por fim, sobre a reconstrução, na práxis da pesquisa e da formação de professores, das condições de possibilidade de se desafiar permanentemente reduções efetivadas com o avanço da modernidade, advogando-se pelo fortalecimento de redes de grupos de pesquisa. Na sequência do texto articula-se a perspectiva de uma investigação em desenvolvimento no doutorado profissional do PPGFCET, em contexto de formação inicial de professores, como expressão necessária para a ampliação das interações na interface universidade-escola pela via do estágio obrigatório, sob preocupação direcionada ao produto educacional. Diante das discussões, rememoramos a importância da formação do pesquisador oriundo de mestrado e doutorado profissional para a defesa da soberania da escola contra o senso comum e a semiformação. Para isso, reforçamos que empenho conjunto no desenvolvimento da cultura acadêmica no interior dos cursos de formação de professores e nos cursos de Mestrados e Doutorados Profissionais (MDP) demanda o fortalecimento da interação universidade-escola. Nesse sentido, a enculturação dos sujeitos do MDP deve se dar por meio do cultivo de profunda experiência dialógica para e pelos envolvidos, bem como em conceber o PE como elemento interlocutor formativo.


Palavras-chave


Mestrado e doutorado profissionais; Semiformação; Formação; Grupo de pesquisa; Produto educacional

Texto completo:

PDFA


DOI: 10.3895/actio.v6n3.14592

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ACTIO : docência em ciências [recurso eletrônico] / Universidade Tecnológica Federal
do Paraná, Programa de Pós-graduação em Formação Científica, Educacional
e Tecnológica. – v. 1, n. 1 (Set.-Dez. 2016-). – Curitiba, Universidade
Tecnológica Federal do Paraná, 2016-
     v. : il.

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    Texto em português, espanhol, inglês e francês
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    ISSN: 2525-8923

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– Estudo e ensino – Periódicos. 6. Matemática – Estudo e ensino – Periódicos.
I. Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Programa de Pós-graduação
em Formação Científica, Educacional e Tecnológica.

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