Atividades de popularização da ciência no contexto de mostras científicas itinerantes promovidas no Dia da Responsabilidade Social

Adriana Pugliese, Denise Villas Boas Saleh

Resumo


Divulgar ciência torna-se peça-chave para manter a população esclarecida e aliada às ciências. Mostras científicas que abarcam diferentes áreas do conhecimento são realizadas anualmente por Instituições de Ensino Superior (IES) particulares em eventos intitulados Campanha de Responsabilidade Social. Neste trabalho são descritas e analisadas as atividades de divulgação científica itinerante, desenvolvidas no contexto de 10 edições (2009 a 2018) do Dia de Responsabilidade Social (DRS). Destacam-se: microscopia, terrário, plantas aromáticas e medicinais e coleção zoológica. O DRS foi realizado em diferentes locais, com público diverso, especialmente da região leste paulistana. Analisando as temáticas e relacionando com os modelos de comunicação pública da ciência, as atividades de microscopia se encaixam no Modelo Contextual e de Déficit, pois trazem conceitos científicos para os discursos, mas o foco principal se mantém no fornecimento de informações. A confecção de terrários caracteriza seu discurso como um continuum entre os modelos de déficit e dialógico. A atividade com plantas aromáticas e medicinais se encaixa no Modelo de Conhecimento Leigo, pois o público é instigado a descrever o que já conhece e há uma troca de conhecimento entre o público e os divulgadores. Na atividade da coleção zoológica repete-se a ideia do modelo de continuidade, pois se o modelo de déficit aparece no discurso dos divulgadores ao destacarem as características biológicas, de história natural e morfofisiológicas dos animais, a discussão sobre conservação da biodiversidade, atrelada a coleções taxonômicas e a importância dos profissionais sistematas, aproxima-se do modelo dialógico e de participação. Conclui-se que ações de divulgação da ciência, promovidas por IES, que integrem o público a atividades de engajamento, em um contexto de inclusão social em que a ciência atinja uma audiência ampla, permitem que as pessoas tenham esperança no sentido freireano de ser, de não medir esforços para incluir e fazer junto, incrementando a cultura e alfabetização científica dos envolvidos.

Palavras-chave


Divulgação científica; Universidade; Modelos de comunicação pública

Texto completo:

PDFA


DOI: 10.3895/actio.v6n2.14289

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Dados Internacionais de Catalogação na Publicação

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ACTIO : docência em ciências [recurso eletrônico] / Universidade Tecnológica Federal
do Paraná, Programa de Pós-graduação em Formação Científica, Educacional
e Tecnológica. – v. 1, n. 1 (Set.-Dez. 2016-). – Curitiba, Universidade
Tecnológica Federal do Paraná, 2016-
     v. : il.

    Modo de acesso: World Wide Web
    Quadrimestral
    Texto em português, espanhol, inglês e francês
    Título extraído da tela de título (visualizado em 23 jun. 2021)
    ISSN: 2525-8923

         1. Ciência – Periódicos. 2. Ciência – Estudo e ensino – Periódicos. 3. Biologia
– Estudo e ensino – Periódicos. 4. Física – Estudo e ensino – Periódicos. 5. Química
– Estudo e ensino – Periódicos. 6. Matemática – Estudo e ensino – Periódicos.
I. Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Programa de Pós-graduação
em Formação Científica, Educacional e Tecnológica.

                                                                                                     CDD: ed. 23 -- 505

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Bibliotecário: Adriano Lopes CRB-9/1429

ISSN: 2525-8923

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