O encontro pedagogo professor de matemática dos anos finais do ensino fundamental: no silêncio das pesquisas brasileiras
Tania Mara Vitaczik Campanucci, Luciane Ferreira Mocrosky, Nelem Orlowski
Resumo
Este artigo traz aspectos de uma pesquisa maior, conduzida fenomenologicamente, que buscou na literatura elementos que favorecem compreender o encontro pedagogo-professor de Matemática dos anos finais do ensino fundamental, marcado por possibilidades vindas do acompanhamento pedagógico, pela mediação de saberes e modos de ação. Para isto, utilizamos o repertório de estudos do Banco de Pesquisas da CAPES, procurando por trabalhos e autores que tratassem da temática. Estabelecemos filtros que nos possibilitassem perseguir a interrogação de pesquisa, “o que é isto, o-acompanhamento-pedagógico-nos-Anos-Finais-do-Ensino-Fundamental?”, tendo no horizonte o ensino de matemática. Os textos selecionados foram lidos-interpretados segundo a abordagem fenomenológica da pesquisa qualitativa, com apoio na Hermenêutica. Nessa caminhada, encontramos silêncios, pois constatamos que pedagogo e professor de Matemática não aparecem explicitamente. As pesquisas não tematizam o estar junto desses dois, nem esbarram no acompanhamento pedagógico em Matemática. A ausência de estudos focados pode indicar que as dificuldades não acontecem, ou que a complexidade é tanta que um solo compreensivo se faz necessário antes de ir à coisa mesma, ao encontro do professor de Matemática e do pedagogo em seus modos de ser profissionais. Assim, a pesquisa nos mostra algumas pistas para seguirmos em frente, apontando aberturas para que o professor de Matemática e o pedagogo se encontrem e permaneçam juntos, movimentando ações educativas.
Palavras-chave
Pedagogo; Professor de Matemática; Acompanhamento pedagógico; Silêncio
DOI:
10.3895/actio.v6n2.14140
Apontamentos
Direitos autorais 2021 ACTIO: Docência em Ciências
Esta obra está licenciada sob uma licença
Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
Dados Internacionais de Catalogação na Publicação
______________________________________________________________________
ACTIO : docência em ciências [recurso eletrônico] / Universidade Tecnológica Federal
do Paraná, Programa de Pós-graduação em Formação Científica, Educacional
e Tecnológica. – v. 1, n. 1 (Set.-Dez. 2016-). – Curitiba, Universidade
Tecnológica Federal do Paraná, 2016-
v. : il.
Modo de acesso: World Wide Web
Quadrimestral
Texto em português, espanhol, inglês e francês
Título extraído da tela de título (visualizado em 23 jun. 2021)
ISSN: 2525-8923
1. Ciência – Periódicos. 2. Ciência – Estudo e ensino – Periódicos. 3. Biologia
– Estudo e ensino – Periódicos. 4. Física – Estudo e ensino – Periódicos. 5. Química
– Estudo e ensino – Periódicos. 6. Matemática – Estudo e ensino – Periódicos.
I. Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Programa de Pós-graduação
em Formação Científica, Educacional e Tecnológica.
CDD: ed. 23 -- 505
______________________________________________________________________
Biblioteca Central da UTFPR, Câmpus Curitiba
Bibliotecário: Adriano Lopes CRB-9/1429
ISSN: 2525-8923