Mostra de ciências itinerante: extensão universitária para inclusão científica e cultural no Espírito Santo
Viviana Borges Corte, Paulo Rogerio Garcez de Moura, Marcos Antonio Ribeiro, Giuseppi Gava Camiletti, Etereldes Gonçalves Júnior, Bartolomeu Zamprogno, Fábio Corrêa de Castro
Resumo
Em uma sociedade tão injusta e desigual, a divulgação científica de caráter itinerante destaca-se pela capacidade de alcançar as parcelas mais carentes e vulneráveis da população. Esta pesquisa tem como objetivo analisar o potencial transformador das ações de difusão e popularização da ciência na perspectiva dos professores extensionistas itinerantes. Tal investigação é caracterizada como qualitativa exploratória descritiva, cujos sujeitos da pesquisa são oito professores extensionistas (P1 a P8) dos Departamentos de Física, Química, Matemática, Estatística e Ciências Biológicas. Como critério de seleção, foram entrevistados os professores vinculados aos programas/projetos ativos que aliam os termos “itinerante”, “mostra de ciências” e/ou “feira de ciências”, os quais compõem a equipe interdisciplinar da Mostra de Ciências da Universidade Federal do Espírito Santo (Vitória, ES). Fez-se uso dos aspectos teórico-metodológicos da abordagem biográfica e de histórias de vida, sendo aplicado um questionário semiestruturado, como recurso da entrevista narrativa e como processo de (re) construção das memórias vividas. Os dados coletados foram tratados pela Análise de Conteúdo (AC) de Bardin, sendo as falas dos professores extensionistas agrupadas e categorizadas de modo a evidenciar as contribuições das experiências extensionistas itinerantes nos percursos profissionais dos docentes. Os docentes consideram as atividades itinerantes de divulgação científica viáveis e necessárias, pois alcançam um público menos privilegiado e que não teria acesso à ciência produzida na universidade. Por fim, acreditamos que a experiência dos professores extensionistas demonstra que a divulgação científica itinerante favorece a inclusão social e a alfabetização científica, bem como fortalece e democratiza a formação de uma cultura científica.
Palavras-chave
Divulgação científica; Inclusão educacional; Extensão; Itinerante.
DOI:
10.3895/actio.v6n2.14118
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ACTIO : docência em ciências [recurso eletrônico] / Universidade Tecnológica Federal
do Paraná, Programa de Pós-graduação em Formação Científica, Educacional
e Tecnológica. – v. 1, n. 1 (Set.-Dez. 2016-). – Curitiba, Universidade
Tecnológica Federal do Paraná, 2016-
v. : il.
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Quadrimestral
Texto em português, espanhol, inglês e francês
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ISSN: 2525-8923
1. Ciência – Periódicos. 2. Ciência – Estudo e ensino – Periódicos. 3. Biologia
– Estudo e ensino – Periódicos. 4. Física – Estudo e ensino – Periódicos. 5. Química
– Estudo e ensino – Periódicos. 6. Matemática – Estudo e ensino – Periódicos.
I. Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Programa de Pós-graduação
em Formação Científica, Educacional e Tecnológica.
CDD: ed. 23 -- 505
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Bibliotecário: Adriano Lopes CRB-9/1429
ISSN: 2525-8923