Saberes científicos e pedagógicos de conteúdo em ciências nos anos finais do ensino fundamental: detalhando significados construídos

Marcel Thiago Damasceno Ribeiro, Glesia Gomes da Costa Messias

Resumo


Este artigo constitui um recorte de uma pesquisa de mestrado que objetiva compreender os saberes científicos e pedagógicos de conteúdo de Ciências, expressos por professores dos anos finais do Ensino Fundamental, na cidade de Lucas do Rio Verde – MT. Nesse sentido, estrutura-se o problema da pesquisa: como se configuram e se expressam os saberes científicos e pedagógicos de conteúdos de Ciências, subjacentes à docência de professores, ao relatarem o ensino que realizam nos anos finais do Ensino Fundamental? Para isso, adota-se, em uma esfera qualitativa, a Pesquisa Narrativa por possibilitar estruturar um estudo rigoroso e sem reducionismos, das experiências dos professores, no âmbito de seu desenvolvimento profissional, construindo leituras desse processo formativo de produção do conhecimento docente. Os colaboradores da pesquisa são três professores da disciplina de Ciências, sendo eles, de uma escola da Educação Básica, da cidade de Lucas do Rio Verde - MT. Quanto aos instrumentos investigativos, foram utilizados: questionários para caracterizar os participantes; e entrevistas semiestruturadas registradas em áudio. Para analisar os textos de campo e a partir disso construir os textos de pesquisa, foi empregada a Análise Textual Discursiva (ATD). Nesse contexto, esta pesquisa evidenciou que os participantes possuem bom domínio dos conteúdos a seguir: Os sentidos, O corpo humano e Ecossistemas da Amazônia. Constatou-se que os participantes da pesquisa não apresentaram nenhuma dificuldade de entrelaçar seus saberes científicos, assim como seus saberes pedagógicos de conteúdo, de modo a expressar intensas significações de sua docência, por meio do seu modo particular de tornar o conteúdo científico acessível ao estudante e de possibilitar a concretização do processo preconizado em Educação em Ciências.

Palavras-chave


Educação em Ciências; Saberes Docentes; Ensino Fundamental; Pesquisa Narrativa

Texto completo:

PDFA


DOI: 10.3895/actio.v6n2.13777

Apontamentos

  • Não há apontamentos.




Direitos autorais 2021 ACTIO: Docência em Ciências

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

Dados Internacionais de Catalogação na Publicação

______________________________________________________________________

ACTIO : docência em ciências [recurso eletrônico] / Universidade Tecnológica Federal
do Paraná, Programa de Pós-graduação em Formação Científica, Educacional
e Tecnológica. – v. 1, n. 1 (Set.-Dez. 2016-). – Curitiba, Universidade
Tecnológica Federal do Paraná, 2016-
     v. : il.

    Modo de acesso: World Wide Web
    Quadrimestral
    Texto em português, espanhol, inglês e francês
    Título extraído da tela de título (visualizado em 23 jun. 2021)
    ISSN: 2525-8923

         1. Ciência – Periódicos. 2. Ciência – Estudo e ensino – Periódicos. 3. Biologia
– Estudo e ensino – Periódicos. 4. Física – Estudo e ensino – Periódicos. 5. Química
– Estudo e ensino – Periódicos. 6. Matemática – Estudo e ensino – Periódicos.
I. Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Programa de Pós-graduação
em Formação Científica, Educacional e Tecnológica.

                                                                                                     CDD: ed. 23 -- 505

______________________________________________________________________
Biblioteca Central da UTFPR, Câmpus Curitiba
Bibliotecário: Adriano Lopes CRB-9/1429

ISSN: 2525-8923

ft_peri

Av. Sete de Setembro, 3165 - Rebouças CEP 80230-901 - Curitiba - PR - Brasil

logo_utfpr