Biologia no ensino médio: concepções docentes sobre ensinar e aprender

Ravi Cajú Duré, Maria José Dias Andrade, Francisco José Pegado Abílio

Resumo


O presente estudo teve como objetivo investigar as concepções docentes sobre aspectos centrais do cotidiano das aulas de Biologia, descrevendo e analisando a visão que esses professores desenvolveram a partir de suas experiências profissionais sobre o ensino e a aprendizagem dos alunos no Ensino Médio. Para isso, realizamos uma pesquisa qualitativa com base em fundamentos da fenomenologia, definindo a amostra através da saturação teórica dos dados (que ocorreu na entrevista com o décimo docente). As entrevistas semiestruturadas foram realizadas em 2017 e se basearam em duas questões norteadoras: quais as competências e habilidades necessárias para um professor de Biologia do Ensino Médio; e quais suas principais dificuldades em relação à aprendizagem dos alunos no Ensino Médio. Os resultados apontaram que em relação às habilidades e competências docentes mais importantes, a contextualização dos conteúdos com o cotidiano dos estudantes (70% dos professores), e o domínio dos vários conteúdos da Biologia (50%), foram as categorias mais apontadas pelos professores participantes da pesquisa. Em relação às dificuldades de aprendizagem dos alunos, foram apontadas a complexidade da linguagem exigida pelo currículo de Biologia (70% dos professores), e as dificuldades que os alunos apresentam para escrever e compreender textos (60%), como os temas mais relevantes. Tais resultados demonstram que os professores de Biologia vêm defendendo um ensino mais focado no aluno, no qual a contextualização dos conteúdos e currículos com o universo de significação do estudante deve se tornar o eixo central da Biologia no Ensino Médio. Resultados que podem contribuir para a restruturação de currículos formativos e práticas pedagógicas que supram as dificuldades de aprendizagem apontadas pelos docentes entrevistados.

Palavras-chave


Ensino Médio; Ensino de Ciências; Formação de professores; Didática das Ciências.

Texto completo:

PDFA


DOI: 10.3895/actio.v6n3.13665

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ACTIO : docência em ciências [recurso eletrônico] / Universidade Tecnológica Federal
do Paraná, Programa de Pós-graduação em Formação Científica, Educacional
e Tecnológica. – v. 1, n. 1 (Set.-Dez. 2016-). – Curitiba, Universidade
Tecnológica Federal do Paraná, 2016-
     v. : il.

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    Quadrimestral
    Texto em português, espanhol, inglês e francês
    Título extraído da tela de título (visualizado em 23 jun. 2021)
    ISSN: 2525-8923

         1. Ciência – Periódicos. 2. Ciência – Estudo e ensino – Periódicos. 3. Biologia
– Estudo e ensino – Periódicos. 4. Física – Estudo e ensino – Periódicos. 5. Química
– Estudo e ensino – Periódicos. 6. Matemática – Estudo e ensino – Periódicos.
I. Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Programa de Pós-graduação
em Formação Científica, Educacional e Tecnológica.

                                                                                                     CDD: ed. 23 -- 505

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ISSN: 2525-8923

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