Abordagem sobre câncer de pele nos livros didáticos de ciências indicados pelo programa nacional do livro didático 2019 e 2020

Patricia Marega, Josiane Faganello, Maria Rosa Chitolina Schetinger

Resumo


Este trabalho buscou verificar se o tema câncer de pele (CP) é apresentado em livros didáticos (LD) de Ciências conforme indicado pelo PNLD 2019 e PNLD 2020 e como é feita a abordagem do assunto. Trata-se de uma pesquisa qualitativa do tipo documental. Foram analisadas oito coleções de LD de Ciências dos anos iniciais (40 livros) e duas coleções dos anos finais do ensino fundamental (oito livros). A seleção dos LD foi orientada pela disponibilidade dos mesmos na biblioteca de uma escola da Rede Estadual de Santa Maria - RS. Nas análises foram considerados textos, imagens, atividades e exercícios que tivessem relação com o CP, além de temas relacionados a ele: pele, radiação ultravioleta e meios de prevenção do CP. Em 57,5% dos LD dos anos iniciais nenhum dos temas pesquisados foram encontrados e, em apenas um LD observou-se que o CP foi abordado como uma possível consequência do excesso de exposição à radiação UV. Já nas coleções dos anos finais, apenas os livros do 8° ano e um livro do 6° ano não apresentaram o tema. As informações básicas para identificação e prevenção do CP estavam incompletas na maior parte das obras analisadas. A respeito das imagens, foram encontradas 15 relacionadas aos temas de interesse, sendo três de LD dos anos finais e 12 de LD dos anos iniciais. Um total de nove atividades e exercícios estavam presentes nas coleções dos anos iniciais e apenas uma atividade nas coleções dos anos finais. Os aspectos analisados neste estudo podem contribuir para as pesquisas relacionadas à avaliação do LD, com o objetivo de diminuir as lacunas ou entraves ao aprendizado do aluno e ao exercício docente no que diz respeito ao CP a fim de fortalecer a concepção de medidas promotoras de saúde.


Palavras-chave


Câncer de pele; Livro didático; Ensino de Ciências; Ensino Fundamental.

Texto completo:

PDFA


DOI: 10.3895/actio.v6n2.13317

Apontamentos

  • Não há apontamentos.




Direitos autorais 2021 ACTIO: Docência em Ciências

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

Dados Internacionais de Catalogação na Publicação

______________________________________________________________________

ACTIO : docência em ciências [recurso eletrônico] / Universidade Tecnológica Federal
do Paraná, Programa de Pós-graduação em Formação Científica, Educacional
e Tecnológica. – v. 1, n. 1 (Set.-Dez. 2016-). – Curitiba, Universidade
Tecnológica Federal do Paraná, 2016-
     v. : il.

    Modo de acesso: World Wide Web
    Quadrimestral
    Texto em português, espanhol, inglês e francês
    Título extraído da tela de título (visualizado em 23 jun. 2021)
    ISSN: 2525-8923

         1. Ciência – Periódicos. 2. Ciência – Estudo e ensino – Periódicos. 3. Biologia
– Estudo e ensino – Periódicos. 4. Física – Estudo e ensino – Periódicos. 5. Química
– Estudo e ensino – Periódicos. 6. Matemática – Estudo e ensino – Periódicos.
I. Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Programa de Pós-graduação
em Formação Científica, Educacional e Tecnológica.

                                                                                                     CDD: ed. 23 -- 505

______________________________________________________________________
Biblioteca Central da UTFPR, Câmpus Curitiba
Bibliotecário: Adriano Lopes CRB-9/1429

ISSN: 2525-8923

ft_peri

Av. Sete de Setembro, 3165 - Rebouças CEP 80230-901 - Curitiba - PR - Brasil

logo_utfpr