Uma estratégia para o ensino de cinemática em nível fundamental: atividades lúdicas e linguagem de programação

Juliana Rodrigues dos Anjos, Agostinho Serrano de Andrade Neto

Resumo


Neste artigo é realizada uma investigação utilizando, como estratégia didática, a programação no software Scratch, associado com atividades lúdicas em uma escola pública do Rio Grande do Sul. A motivação para a presente pesquisa é investigar intervenções didáticas que sejam para o aprendizado de Física no Ensino Fundamental, visto a escassez de investigações, dentro do âmbito do Ensino de Física em especial para este nível de ensino. Nossa pergunta-chave está condensada em entender se os usos combinados destas atividades contribuem para o aprendizado de conceitos de cinemática no nível fundamental de ensino. A pesquisa foi desenvolvida durante um projeto de licenciandos do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência em uma escola municipal e teve a duração de um semestre. Após as atividades, os estudantes participaram de entrevistas semiestruturadas gravadas e seus discursos verbal e gestual foram analisados. A fundamentação teórica do estudo foi embasada na Teoria da Mediação Cognitiva (TMC), a qual defende que o uso de mecanismos extra cerebrais auxiliam no aprendizado. Com a análise dos resultados, foi possível separar os alunos em três grupos, de acordo com a mediação externa que emergiu ao longo das entrevistas. Um grupo tinha clara preferência por imagens mentais oriundas da mediação hipercultural (Scratch), enquanto outro pela mediação psicofísica (atividades lúdicas) e um terceiro grupo produzia imagens mentais de ambas as mediações. Os resultados indicam que os alunos conseguem desenvolver representações para os diferentes tipos de movimentos, apresentando evidências mais robustas naqueles em particular que fazem uso conciliado das mediações hiperculturais e psicofísicas, apontando que a estratégia didática utilizada tem o potencial de auxiliar no aprendizado de Física no Ensino Fundamental.


Palavras-chave


Informática e educação; Linguagem de programação; Computação; Ensino de Física; Conteúdos curriculares

Texto completo:

PDFA


DOI: 10.3895/actio.v6n3.12721

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ACTIO : docência em ciências [recurso eletrônico] / Universidade Tecnológica Federal
do Paraná, Programa de Pós-graduação em Formação Científica, Educacional
e Tecnológica. – v. 1, n. 1 (Set.-Dez. 2016-). – Curitiba, Universidade
Tecnológica Federal do Paraná, 2016-
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    ISSN: 2525-8923

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