Contribuições de um espaço não formal para a promoção de ensino escolar contextualizado e interdisciplinar à luz da BNCC

João Gabriel Silva Silva, Reginaldo dos Santos

Resumo


Este artigo apresenta os resultados de uma pesquisa de abordagem qualitativa, realizada no segundo semestre de 2019, com o objetivo de destacar pontos que permitem considerar a Orla do Cais de Altamira-PA como um espaço não formal viável à prática de ensino de Ciências contextualizado e interdisciplinar, conforme orienta a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) ao pautar o ensino-aprendizagem de conteúdos escolares para o desenvolvimento de habilidades e competências. Além de usar procedimentos da pesquisa documental, como técnica e instrumento de coleta de dados, a pesquisa usou também a técnica da observação direta com roteiro semiestruturado e registro fotográfico sobre esse ambiente que é considerado pelos pesquisadores como um possível espaço não formal de ensino, aprendizagem e educação. Os resultados mostram que esse espaço apresenta importante potencial de contribuição para o ensino escolar por ser de fácil acesso e por apresentar elementos que podem facilitar a execução de planos de estudo sobre diferentes temáticas para serem abordados por meio de técnicas e estratégias pedagógicas diversas, em diferentes situações de ensino-aprendizagem escolar.

Palavras-chave


Ensino de Ciências; Espaço Não Formal; BNCC

Texto completo:

PDFA


DOI: 10.3895/actio.v6n1.12611

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