Abordagem da sífilis nos livros de biologia aprovados pelo programa nacional do livro didático (PNLD - 2018)
Renan Moreira Reis, Carlos Alberto Sanches Pereira
Resumo
A sífilis representa hoje um grave problema de saúde pública no Brasil, ocasionado em boa parte por falhas de assistência e no acesso da população aos serviços públicos de saúde, como também pela falta de conhecimento a respeito da doença de parcela significativa da população. A escola, pensada como espaço formal de aprendizagem, adquire papel fundamental neste processo, especialmente no que diz respeito à educação em saúde, e o livro didático assume protagonismo como ferramenta pedagógica imprescindível para o desenvolvimento do ensino-aprendizagem. Assim, este trabalho tem como objetivo analisar a abordagem dessa infecção nos 10 (dez) livros de biologia aprovados pelo Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) de 2018, dentro do eixo temático da diversidade da vida. Para tanto, foi desenvolvida uma pesquisa através de análise de conteúdo com abordagem qualitativa, onde cada obra foi avaliada em 11 (onze) tópicos, agrupados em aspectos de conteúdo, didático e quantificação, sendo atribuídas notas para cada um deles. Como resultados, verificou-se que em 4 obras não havia nenhuma abordagem sobre o agravo; em outras 4 (quatro) o assunto foi tratado de maneira bastante superficial e em apenas 2 (duas) foi feita uma abordagem um pouco mais detalhada. Ressalta-se que em nenhuma delas houve contextualização da infecção com aspectos sociais ou qualquer tipo de abordagem sobre aspectos epidemiológicos da doença. Conclui-se que, por mais que o país esteja passando por uma situação de epidemia de sífilis, a mesma é tratada ainda de maneira superficial pelo conjunto dessas obras didáticas, carecendo de uma abordagem significativa que privilegie a contextualização da temática com aspectos sociais da vida dos estudantes. Por fim, é fundamental a adoção por parte das entidades governamentais de critérios mais rígidos para avaliação e aprovação desses materiais, tendo em vista a importância da temática, bem como a conscientização dos professores para que privilegiem também outras boas fontes de conhecimento em suas aulas.
Palavras-chave
Infecção sexualmente transmissível; Livro didático; Educação para a saúde; Análise de conteúdo; Ensino Médio
DOI:
10.3895/actio.v5n3.12075
Apontamentos
Direitos autorais 2020 ACTIO: Docência em Ciências
Esta obra está licenciada sob uma licença
Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
Dados Internacionais de Catalogação na Publicação
______________________________________________________________________
ACTIO : docência em ciências [recurso eletrônico] / Universidade Tecnológica Federal
do Paraná, Programa de Pós-graduação em Formação Científica, Educacional
e Tecnológica. – v. 1, n. 1 (Set.-Dez. 2016-). – Curitiba, Universidade
Tecnológica Federal do Paraná, 2016-
v. : il.
Modo de acesso: World Wide Web
Quadrimestral
Texto em português, espanhol, inglês e francês
Título extraído da tela de título (visualizado em 23 jun. 2021)
ISSN: 2525-8923
1. Ciência – Periódicos. 2. Ciência – Estudo e ensino – Periódicos. 3. Biologia
– Estudo e ensino – Periódicos. 4. Física – Estudo e ensino – Periódicos. 5. Química
– Estudo e ensino – Periódicos. 6. Matemática – Estudo e ensino – Periódicos.
I. Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Programa de Pós-graduação
em Formação Científica, Educacional e Tecnológica.
CDD: ed. 23 -- 505
______________________________________________________________________
Biblioteca Central da UTFPR, Câmpus Curitiba
Bibliotecário: Adriano Lopes CRB-9/1429
ISSN: 2525-8923