O livro didático de ciências em questão: uma triangulação entre análises de unidades, concepção de professores da educação básica e visão de licenciandos em ciências biológicas

Julio Cesar Bresolin Marinho, Ana Caroline Machado Gonçalves, Joseane Salau Ferraz, Gabriele Milbradt Glasenapp, Kevin Giovanni da Silva Garcia, Etienne Caroline Rodrigues Feliciani

Resumo


O objetivo do trabalho tratou-se em realizar uma triangulação de evidências entre as concepções de professores de Ciências da educação básica sobre o livro didático (LD), as análises de unidades de LD de Ciências utilizados em escolas do município de São Gabriel - RS e por fim analisar a concepção de futuros professores de Ciências e Biologia que irão utilizar os LD em sua atuação profissional. A pesquisa, de abordagem qualitativa, configurou-se como exploratória. Como instrumento de pesquisa, foram utilizados dois questionários abertos para analisar as concepções dos participantes sobre o LD de Ciências, sendo um deles direcionado a professores de Ciência da educação básica e outro a acadêmicos de licenciatura em Ciências Biológicas. Os participantes da pesquisa consistiram em: seis acadêmicos do 5º semestre do curso de licenciatura em Ciências Biológicas da Universidade Federal do Pampa – UNIPAMPA, Campus São Gabriel e três professoras de Ciências da rede pública do município de São Gabriel - RS. As professoras mencionaram que nunca receberam nenhum tipo de formação para a escolha do LD. Os discursos mostram que, exceto nas escolas particulares, o processo de escolha é feito pelos próprios professores. Evidenciamos que a escolha do livro é realizada a partir de critérios próprios. As professoras, geralmente, consideram os LD “bons”. Em relação a quantidade de exemplares disponíveis para o número de alunos, por vezes, não é suficiente, inviabilizando que sejam levados para casa, sendo utilizados apenas na escola. O LD nas aulas de Ciências é empregado como um apoio, principalmente para a resolução de exercícios. Na análise das unidades do LD oito aspectos foram pontuados: apresentação; linguagem; recursos visuais; exercícios e atividades propostas; relação Ciência, Tecnologia e Sociedade; contextualização e interdisciplinaridade; material complementar; problemas e/ou faltas observadas. Nas percepções dos licenciandos sobre o LD observou-se que, anteriormente a atividade analítica, essas eram equivocadas. Os principais aspectos positivos evidenciados no LD, pelos licenciandos, foram as atividades propostas. Como falhas/problemas encontrados no material, a maioria apontou os textos, alegando que eram muito resumidos. Os licenciandos apontaram que a atividade de análise dos LD colaborou para a sua formação, contribuindo com o desenvolvimento de um maior senso crítico; proporcionando reflexão sobre como temas da Ciência são propostos para serem desenvolvidos na educação básica; possibilitou terem outra opinião sobre o uso LD, visualizando que pode ser um recurso potente. Por meio da triangulação de dados inferimos que é necessário um trabalho articulado, no qual os cursos de licenciatura problematizem aspectos relacionados a escolha do LD e, apresentem as potencialidades de sua utilização para os futuros professores; realização de análises periódicas das coleções aprovadas pelo PNLD, para verificar como os temas estão sendo propostos, bem como a qualidade dos exemplares; trabalhos de formação continuada com professores, para que consigam estabelecer critérios claros, os quais possibilitem a realização de uma escolha mais consciente e crítica do LD que irão utilizar.

Palavras-chave


Livro didático; Ensino de Ciências; Formação de professores.

Texto completo:

PDFA


DOI: 10.3895/actio.v5n2.12013

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