Conhecimentos e experiências metacognitivas de professores de química sobre ensino por investigação: um foco na formação continuada
Resumo
Percebe-se uma orientação ampla no ensino de Ciências de que a formação continuada deve focar nos anseios dos professores. Para isso, um dos caminhos é adotar uma perspectiva metacognitiva para possibilitar uma maior reflexão, criação de significados, reavaliação e redirecionamentos. Atendendo a esse panorama, o objetivo deste trabalho é apresentar uma discussão sobre quais os conhecimentos metacognitivos que professores possuem sobre o ensino por investigação e que experiências metacognitivas podem ser pensadas por eles para desenvolver um ensino (mais) investigativo em suas aulas. Assumindo essa tese e apoiando-se nos mecanismos da pesquisa-ação, foi realizado um curso de formação para professores em exercício entre os meses de agosto e dezembro de 2019 com a participação de seis professores de Química que lecionam no ensino público e integral do estado de Sergipe. Os resultados, obtidos a partir da gravação em áudio de uma primeira fase do curso, destacaram que os professores possuem conhecimentos metacognitivos adequados sobre o ensino por investigação, como dar maior autonomia para os estudantes para elaborar argumentos, propor soluções, tomar decisões e resolver problemas. Os debates no curso permitiram uma ampliação desses conhecimentos a partir de propostas que incluem diferentes tipos de experiências metacognitivas. Portanto, entende-se que assumir abordagens metacognitivas para formação continuada e também para a formação inicial possibilita: primeiramente o monitoramento dos conhecimentos metacognitivos já apropriados; e em seguida, a reflexão deles para o planejamento de novas experiências metacognitivas que serão adicionadas aos conhecimentos metacognitivos, ampliando-os e melhorando-os.
Palavras-chave
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PDFA (English)DOI: 10.3895/actio.v6n1.11893
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