O estágio não obrigatório na formação de licenciados em ciências biológicas: um espaço de possibilidade formativa

Jucilaine Araujo Bottega da Rocha Pinheiro, Barbara Grace Tobaldini de Lima, Sandra Maria Wirzbicki, Andreia Florêncio Eduardo de Deus

Resumo


A prática dos estágios supervisionados obrigatórios e não obrigatórios é uma ação presente em diversas áreas do conhecimento, e é o momento de assimilar as teorias aprendidas ao longo da formação com as práticas profissionais oportunizadas. Nesta pesquisa, a área em estudo, envolve a formação de licenciandos em Ciências Biológicas a partir de uma das inquietações oriundas do estágio não obrigatório – qual a contribuições dessa atividade na formação acadêmica e profissional dos participantes. Essa situação foi problematizada e discutida no desenvolvimento da pesquisa. Que teve como objetivo compreender como a prática de estágios não obrigatórios podem contribuir na formação acadêmica e profissional dos licenciandos em Ciências Biológicas. Nosso estudo, de caráter qualitativo e desenvolvido a partir das orientações do Estudo de Caso, e com análise a partir da Análise Textual Discursiva (ATD) identificou duas principais categorias. Na primeira a discussão envolve o perfil do licenciado em Ciências Biológicas e a segunda as contribuições do estágio não obrigatório para a formação dos participantes. Nossos resultados indicam similaridade com as contribuições historicamente construídas, na prática dos estágios obrigatórios, como também, que o estágio não obrigatório é espaço para problematizar o desenvolvimento dos saberes profissionais junto as atividades curriculares do curso de graduação. Finalizamos com argumentos sobre a necessidade de ampliar a discussão sobre a formação de professores junto aos formadores da instituição, sobre o espaço que o estágio ocupa na formação dos acadêmicos dos cursos de licenciatura, e por quais razões as Secretarias de Educação Municipal contratam acadêmicos de cursos que não habilitam formalmente para esse nível de ensino. Reflexões que entendemos ser necessárias para a qualificação acadêmica e profissional dos licenciandos.

Palavras-chave


Educação em Ciências; Formação de professores; Profissionalização docente; Saberes Docentes

Texto completo:

PDFA


DOI: 10.3895/actio.v5n2.11709

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ACTIO : docência em ciências [recurso eletrônico] / Universidade Tecnológica Federal
do Paraná, Programa de Pós-graduação em Formação Científica, Educacional
e Tecnológica. – v. 1, n. 1 (Set.-Dez. 2016-). – Curitiba, Universidade
Tecnológica Federal do Paraná, 2016-
     v. : il.

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    ISSN: 2525-8923

         1. Ciência – Periódicos. 2. Ciência – Estudo e ensino – Periódicos. 3. Biologia
– Estudo e ensino – Periódicos. 4. Física – Estudo e ensino – Periódicos. 5. Química
– Estudo e ensino – Periódicos. 6. Matemática – Estudo e ensino – Periódicos.
I. Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Programa de Pós-graduação
em Formação Científica, Educacional e Tecnológica.

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