Panorama das análises de dissertações e acompanhamento de egressos de mestrados profissionais em ensino de ciências e matemática (2001-2019)

Letícia Ribeiro Magalhães, Márcia Gorette Lima da Silva, Fernanda Marur Mazzé

Resumo


O presente estudo tem como objetivo apresentar um panorama da produção acadêmica sobre análise de dissertações e acompanhamento de egressos de Mestrados profissionais em Ensino de Ciências e Matemática em nível nacional entre 2001 e 2019. Para tal, foi realizado um levantamento nas bases de dados SciELO, na Biblioteca Digital de Teses e Dissertações (BDTD) e nas Atas das últimas dez edições do Encontro Nacional de Pesquisa em Ensino de Ciências (ENPEC) utilizando termos de busca como “Mestrado Profissional”, “ensino de ciências e matemática” e “egresso”. O corpus de análise se constituiu de 22 trabalhos científicos, selecionados entre: 109 trabalhos na base SciELO (apenas dois foram selecionados); 34 dissertações e teses encontradas na Biblioteca Digital de Teses e Dissertações (apenas seis abordavam o objeto de estudo) e 21 trabalhos pesquisados nas Atas das edições do III ao XII ENPEC (foram selecionados 14 artigos). De modo geral, estes trabalhos abordavam a descrição dos produtos educacionais e das dissertações, por vezes utilizando os descritores do Centro de Documentação de Gestão em Educação (CEDOC), a localização dos egressos, a prática pedagógica dos egressos e o impacto da formação pós-graduada em sua atuação profissional. Levando em consideração a quantidade de trabalhos relevantes encontrados e os enfoques temáticos e metodológicos utilizados em sua construção, tal análise nos aponta para um campo de pesquisa ainda incipiente.

Palavras-chave


Análise de dissertações; Mestrado profissional; Acompanhamento de egressos; Trajetória acadêmica; Ensino de Ciências e Matemática

Texto completo:

PDFA (Español (España))


DOI: 10.3895/actio.v5n2.11654

Apontamentos

  • Não há apontamentos.




Direitos autorais 2020 ACTIO: Docência em Ciências

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

Dados Internacionais de Catalogação na Publicação

______________________________________________________________________

ACTIO : docência em ciências [recurso eletrônico] / Universidade Tecnológica Federal
do Paraná, Programa de Pós-graduação em Formação Científica, Educacional
e Tecnológica. – v. 1, n. 1 (Set.-Dez. 2016-). – Curitiba, Universidade
Tecnológica Federal do Paraná, 2016-
     v. : il.

    Modo de acesso: World Wide Web
    Quadrimestral
    Texto em português, espanhol, inglês e francês
    Título extraído da tela de título (visualizado em 23 jun. 2021)
    ISSN: 2525-8923

         1. Ciência – Periódicos. 2. Ciência – Estudo e ensino – Periódicos. 3. Biologia
– Estudo e ensino – Periódicos. 4. Física – Estudo e ensino – Periódicos. 5. Química
– Estudo e ensino – Periódicos. 6. Matemática – Estudo e ensino – Periódicos.
I. Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Programa de Pós-graduação
em Formação Científica, Educacional e Tecnológica.

                                                                                                     CDD: ed. 23 -- 505

______________________________________________________________________
Biblioteca Central da UTFPR, Câmpus Curitiba
Bibliotecário: Adriano Lopes CRB-9/1429

ISSN: 2525-8923

ft_peri

Av. Sete de Setembro, 3165 - Rebouças CEP 80230-901 - Curitiba - PR - Brasil

logo_utfpr