A percepção de professores de ciências frente aos desafios no processo de ensino e aprendizagem de alunos público alvo da educação especial
Fernanda Welter Adams
Resumo
O aluno público alvo da educação especial (PAEE) é, assim como qualquer outro, um sujeito de potencialidades e capaz de se desenvolver, portanto, deve ter oportunidades de se apropriar do conteúdo científico referente às Ciências da Natureza. A deficiência é mais do que algo orgânico, é social e, por isso, pode ser compensada por meio do desenvolvimento de caminhos alternativos promovidos através da prática pedagógica do professor, como por exemplo, a adaptação de conteúdo. Mas, os docentes, comumente, consideram essa prática como um desafio. Outrossim, objetiva-se relatar as percepções de futuros professores de Ciências da Natureza frente aos desafios de ensino para garantir o aprendizado de alunos público alvo da educação especial. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, que possui como referencial teórico as concepções de deficiência de Vigotski. Foram sujeitos desta pesquisa 133 graduandos dos dois últimos anos de cursos de licenciatura em Ciências Biológicas, Física e Química, distribuídos em quatro Instituições de Ensino Superior Públicas no Estado de Goiás. Como instrumentos de construção de dados fez-se uso de questionários contendo perguntas tanto abertas como fechadas, respondidas por todos os licenciados participantes e entrevistas semiestruturadas, da qual participaram 19 licenciandos; os dados obtidos foram analisados e estruturados em unidades de significados e posteriormente organizados em categorias emergentes segundo a Análise Textual Discursiva (ATD). Os resultados demostram que a maioria dos licenciandos dos cursos de Ciências Biológicas, Física e Química, percebem como desafios para garantir o aprendizado dos alunos PAEE, o não conhecimento das especificidades dos alunos e a adaptação do conteúdo científico a ser ministrado, sendo estes resultados da falta de uma formação inicial que discuta a educação especial. Essas concepções levam a conclusão de ser necessário a obrigatoriedade da inclusão de uma disciplina específica que aborde desde a história da educação especial, a legislação, as especificidades das deficiências até a prática de ensino com os alunos PAEE, uma vez que tendo conhecimento sobre a deficiência os futuros professores poderão observar a capacidade de aprendizado dos alunos e se sentirão seguros para promovê-la.
Palavras-chave
Ensino de Ciências; Formação inicial; Educação Inclusiva; Deficiência
DOI:
10.3895/actio.v5n3.11519
Apontamentos
Direitos autorais 2020 ACTIO: Docência em Ciências
Esta obra está licenciada sob uma licença
Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
Dados Internacionais de Catalogação na Publicação
______________________________________________________________________
ACTIO : docência em ciências [recurso eletrônico] / Universidade Tecnológica Federal
do Paraná, Programa de Pós-graduação em Formação Científica, Educacional
e Tecnológica. – v. 1, n. 1 (Set.-Dez. 2016-). – Curitiba, Universidade
Tecnológica Federal do Paraná, 2016-
v. : il.
Modo de acesso: World Wide Web
Quadrimestral
Texto em português, espanhol, inglês e francês
Título extraído da tela de título (visualizado em 23 jun. 2021)
ISSN: 2525-8923
1. Ciência – Periódicos. 2. Ciência – Estudo e ensino – Periódicos. 3. Biologia
– Estudo e ensino – Periódicos. 4. Física – Estudo e ensino – Periódicos. 5. Química
– Estudo e ensino – Periódicos. 6. Matemática – Estudo e ensino – Periódicos.
I. Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Programa de Pós-graduação
em Formação Científica, Educacional e Tecnológica.
CDD: ed. 23 -- 505
______________________________________________________________________
Biblioteca Central da UTFPR, Câmpus Curitiba
Bibliotecário: Adriano Lopes CRB-9/1429
ISSN: 2525-8923