Conhecimento pedagógico do conteúdo: cenário das pesquisas brasileiras nos contextos da licenciatura e da docência em matemática (2001-2018)

Odimeia Teixeira, Mary Angela Teixeira Brandalise

Resumo


Este artigo apresenta uma revisão sistemática da literatura referente ao Conhecimento Pedagógico do Conteúdo dos professores no contexto da Licenciatura e da docência em Matemática. A pesquisa foi realizada no primeiro semestre de 2018 com o objetivo de identificar na produção acadêmica brasileira, teses e dissertações, fundamentadas no referencial teórico da Base de Conhecimentos para a Docência, de Lee Shulman, desenvolvidas no período de 2001 a 2018. A base de dados utilizada para o levantamento foi o Catálogo de Teses e Dissertações do Portal da CAPES e os sites de bibliotecas de instituições de origem das pesquisas. Das produções localizadas, 21 foram selecionadas e seus resumos analisados quanto ao objeto de investigação. Assim, elas foram agrupadas conforme a similaridade das suas temáticas. Os resumos das produções acadêmicas foram reunidos e formaram um corpus textual que foi analisado com apoio do software Iramuteq. Os relatórios de análise lexicográfica, análise de similitude, classificação hierárquica descendente e análise fatorial gerados no software demonstraram que, nas pesquisas mapeadas, o Conhecimento Pedagógico do Conteúdo esteve relacionado a estudos referentes à análise do currículo dos cursos de Licenciatura, à formação inicial e continuada de professores, à Licenciatura em Matemática e às questões de ensino e de aprendizagem da Matemática, predominantemente na perspectiva de professores da Educação Básica. Enfim, a revisão sistemática possibilitou identificar em quais contextos, da Licenciatura e da docência em Matemática, o Conhecimento Pedagógico do Conteúdo vem sendo abordado como referencial teórico nas pesquisas, revelando a lacuna de investigações com foco no professor formador da Licenciatura em Matemática.


Palavras-chave


Conhecimento Pedagógico do Conteúdo; Licenciatura e docência em Matemática; Professor Formador; Revisão Sistemática de Literatura; Software Iramuteq.

Texto completo:

PDFA


DOI: 10.3895/actio.v5n2.11287

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ACTIO : docência em ciências [recurso eletrônico] / Universidade Tecnológica Federal
do Paraná, Programa de Pós-graduação em Formação Científica, Educacional
e Tecnológica. – v. 1, n. 1 (Set.-Dez. 2016-). – Curitiba, Universidade
Tecnológica Federal do Paraná, 2016-
     v. : il.

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    Texto em português, espanhol, inglês e francês
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    ISSN: 2525-8923

         1. Ciência – Periódicos. 2. Ciência – Estudo e ensino – Periódicos. 3. Biologia
– Estudo e ensino – Periódicos. 4. Física – Estudo e ensino – Periódicos. 5. Química
– Estudo e ensino – Periódicos. 6. Matemática – Estudo e ensino – Periódicos.
I. Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Programa de Pós-graduação
em Formação Científica, Educacional e Tecnológica.

                                                                                                     CDD: ed. 23 -- 505

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