Percepções de alunos de escola pública sobre projetos de letramento crítico para o ensino de língua inglesa
Fernanda Marconcin Rodrigues
Resumo
Ensinar exige reflexão crítica sobre a prática (FREIRE, 2016). Partindo desse pressuposto, a pesquisa exerce uma função essencial na prática docente, uma vez que oportuniza o pensar sobre o fazer. Foi em razão de uma pesquisa de conclusão de curso na área de Linguística Aplicada, no curso de Letras da Universidade Federal do Paraná (UFPR), que este texto foi elaborado. Seu propósito é apresentar discussões teórico-práticas que integram a fundamentação teórica dessa pesquisa, que, por sua vez, tem como objetivo investigar se alunos da escola pública tornam-se mais motivados a aprender Inglês em sala de aula por meio da experiência com projetos de Letramento Crítico. Para isso, é apresentado brevemente conceitos de Pós-Método e Letramento Crítico, bem como os conteúdos ideológicos presentes nas Orientações Curriculares para o Ensino Médio (2006) e nas Diretrizes Curriculares de Educação Básica de língua estrangeira moderna (2008). Os conceitos apresentados são fundamentados em Kumaravadivelu (1994), que disserta sobre a concepção de pós-método, em Menezes de Souza (2011) e em Jordão (2011) que se propõem a esclarecer algumas questões acerca de Letramento Crítico. Busca-se também traçar uma relação entre o texto de Jordão e um e-book sobre projetos de letramento produzido por Oliveira, Tinoco e Araújo Santos (2014). A investigação empírica da pesquisa foi realizada por meio de um projeto de Letramento Crítico com o tema de Eating habits (Hábitos alimentares), elaborado durante um curso ofertado pelo projeto de extensão Professores sem Fronteiras: formação inicial e continuada em línguas estrangeiras e adicionais na UFPR em 2019. Durante a investigação foram aplicados questionários aos alunos de uma turma de 2º ano de Ensino Médio de uma escola de um bairro periférico da cidade de Curitiba, Paraná. Uma análise inicial aponta para um resultado positivo quanto aos alunos sentirem-se motivados em estudar Inglês vivenciando projetos de Letramento Crítico.
Palavras-chave
Ensino de língua inglesa; escola-pública; projetos de Letramento Crítico; alunos.
DOI:
10.3895/actio.v1n1.10861
Apontamentos
Direitos autorais 2019 ACTIO: Docência em Ciências
Esta obra está licenciada sob uma licença
Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
Dados Internacionais de Catalogação na Publicação
______________________________________________________________________
ACTIO : docência em ciências [recurso eletrônico] / Universidade Tecnológica Federal
do Paraná, Programa de Pós-graduação em Formação Científica, Educacional
e Tecnológica. – v. 1, n. 1 (Set.-Dez. 2016-). – Curitiba, Universidade
Tecnológica Federal do Paraná, 2016-
v. : il.
Modo de acesso: World Wide Web
Quadrimestral
Texto em português, espanhol, inglês e francês
Título extraído da tela de título (visualizado em 23 jun. 2021)
ISSN: 2525-8923
1. Ciência – Periódicos. 2. Ciência – Estudo e ensino – Periódicos. 3. Biologia
– Estudo e ensino – Periódicos. 4. Física – Estudo e ensino – Periódicos. 5. Química
– Estudo e ensino – Periódicos. 6. Matemática – Estudo e ensino – Periódicos.
I. Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Programa de Pós-graduação
em Formação Científica, Educacional e Tecnológica.
CDD: ed. 23 -- 505
______________________________________________________________________
Biblioteca Central da UTFPR, Câmpus Curitiba
Bibliotecário: Adriano Lopes CRB-9/1429
ISSN: 2525-8923