Atividades educacionais em mecânica clássica pautadas nas relações CTSA e no ensino por investigação

Igo Levir Souza Rabelo, Noemi Sutil Sutil, Marina de Lurdes Machado

Resumo


Diante das controvérsias sociocientíficas atuais, compreendendo perspectivas de desenvolvimento sustentável, questiona-se o modelo tradicional de ensino, pautado em memorização acrítica de conteúdos. Demandam-se abordagens metodológicas que viabilizem a análise, discussão e ação em questões envolvendo as relações entre Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente (CTSA). Nesse cenário, neste relato de experiência, com abrangência de pressupostos de Ensino por Investigação, objetiva-se analisar evidências de apropriação de conhecimentos científicos e tecnológicos por parte de discentes, com inferências sobre características e condições de desenvolvimento de aulas de Física. Este trabalho envolve ações do Programa de Residência Pedagógica, desenvolvidas entre os meses de março e agosto de 2019, em instituição pública da cidade de Curitiba, Paraná. As análises incidem sobre atividades com estudantes de Ensino Médio de 1º ano, em aulas regulares, e de 3º ano, em projeto especial, direcionado ao desenvolvimento de protótipo de usina hidrelétrica a ser utilizado como recurso didático na disciplina de Física. Em modalidade regular, apresentam-se exemplares analíticos, concernentes a duas atividades, uma envolvendo notícia da região sobre ciclovias e energia cinética e outra sobre análise de colapso de uma cama; essas ações demandaram problematização e avaliação de causas e consequências subjacentes a situações reais. O conjunto de dados examinados compreende relatórios elaborados por residente e trabalhos produzidos por discentes; esses materiais foram analisados em referência a elementos de Análise de Conteúdo. As atividades educacionais vinculadas a relações CTSA e Ensino por Investigação viabilizaram aos estudantes reconhecer aspectos concernentes à produção e utilização de ciência e tecnologia. As associações entre conteúdos de Física e aspectos contextuais evidenciadas representam indícios de apropriação de conhecimentos científicos e tecnológicos. Cabe ainda destacar perspectivas motivacionais subjacentes a essa abordagem. No que concerne às aulas de Física, destaca-se a importância da viabilização de condições para exame aprofundado de temas atuais e controversos, que demanda tempo de estudo e preparação de atividades, assim como de estruturas físicas para desenvolvimento de ações nos espaços escolares.

Palavras-chave


Educação; Ensino de Física; Atividades de Ensino-Aprendizagem.

Texto completo:

PDFA


DOI: 10.3895/actio.v1n1.10783

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ACTIO : docência em ciências [recurso eletrônico] / Universidade Tecnológica Federal
do Paraná, Programa de Pós-graduação em Formação Científica, Educacional
e Tecnológica. – v. 1, n. 1 (Set.-Dez. 2016-). – Curitiba, Universidade
Tecnológica Federal do Paraná, 2016-
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    ISSN: 2525-8923

         1. Ciência – Periódicos. 2. Ciência – Estudo e ensino – Periódicos. 3. Biologia
– Estudo e ensino – Periódicos. 4. Física – Estudo e ensino – Periódicos. 5. Química
– Estudo e ensino – Periódicos. 6. Matemática – Estudo e ensino – Periódicos.
I. Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Programa de Pós-graduação
em Formação Científica, Educacional e Tecnológica.

                                                                                                     CDD: ed. 23 -- 505

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