Engajamento de estudantes e abordagem de temas contemporâneos: desafios estruturais, curriculares e metodológicos

Josiane Carvalho da Silva, Camila Sampaio Nogueira, Noemi Sutil, Eduardo Massahiko Higashi

Resumo


As demandas de integração entre áreas de conhecimento e de vinculação de conteúdos escolares com elementos vivenciais dos sujeitos podem ser compreendidas no escopo de abordagem de temas contemporâneos na Educação Básica. Essa perspectiva pode agregar problematização de relações entre Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente (CTSA), o posicionamento e a proposição de alternativas, direcionados a questões controversas. Nessa vertente educativa, apresentam-se, neste relato de experiência, análises concernentes ao desenvolvimento de proposta educacional no âmbito do Programa de Residência Pedagógica de Física, com alunos do terceiro ano de uma instituição pública de Curitiba, Paraná, entre os meses de fevereiro e setembro de 2019. Essas ações foram empreendidas considerando pressupostos de abordagem de relações entre CTSA e engajamento, com tema vinculado à Produção, Distribuição e Uso de Energia Elétrica. Em referência a esse processo, objetiva-se apontar desafios estruturais, curriculares e metodológicos. Entre as atividades educacionais desenvolvidas, destacam-se processos de leitura, discussão, experimentação e elaboração de maquetes. As análises incidiram sobre relatórios elaborados pelos residentes, materiais produzidos pelos alunos da Educação Básica (atividades escritas, entregues em papel e no Google Classroom; maquetes) e questionário. Os materiais escritos foram analisados considerando elementos de Análise de Conteúdo. No processo de análise de dados, foram destacados aspectos de engajamento dos estudantes e correlações com desafios estruturais, curriculares e metodológicos. Evidenciou-se engajamento dos estudantes nas atividades, com reconhecimento, problematização e proposição de alternativas a situações problemáticas contemporâneas. Contudo, identificaram-se dificuldades concernentes à participação de estudantes e utilização de elementos de matemática. Em termos de desafios, houve necessidade de adaptações e articulações, considerando características das instituições e sujeitos envolvidos; estes compreenderam vertente estrutural, organização curricular e abordagem metodológica, concernentes à ruptura com aspectos de ensino tradicional.  Salienta-se que o desenvolvimento da referida proposta viabilizou aos residentes a articulação entre teoria e prática, com ação e reflexão direcionadas à própria prática educacional

Palavras-chave


Ensino de Física; Formação docente; Energia elétrica

Texto completo:

PDFA (English)


DOI: 10.3895/actio.v5n1.10713

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ACTIO : docência em ciências [recurso eletrônico] / Universidade Tecnológica Federal
do Paraná, Programa de Pós-graduação em Formação Científica, Educacional
e Tecnológica. – v. 1, n. 1 (Set.-Dez. 2016-). – Curitiba, Universidade
Tecnológica Federal do Paraná, 2016-
     v. : il.

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    Quadrimestral
    Texto em português, espanhol, inglês e francês
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    ISSN: 2525-8923

         1. Ciência – Periódicos. 2. Ciência – Estudo e ensino – Periódicos. 3. Biologia
– Estudo e ensino – Periódicos. 4. Física – Estudo e ensino – Periódicos. 5. Química
– Estudo e ensino – Periódicos. 6. Matemática – Estudo e ensino – Periódicos.
I. Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Programa de Pós-graduação
em Formação Científica, Educacional e Tecnológica.

                                                                                                     CDD: ed. 23 -- 505

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ISSN: 2525-8923

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