A percepção de estudantes dos anos iniciais do ensino fundamental sobre a vivência da pesquisa a partir de uma unidade de aprendizagem

Lorita Aparecida Veloso Galle, Mônica da Silva Gallon, Alessandra Tatiana Krause Silveira

Resumo


O presente artigo tem como objetivo compreender de que modo os estudantes dos anos iniciais do Ensino Fundamental percebem as vivências proporcionadas a partir de uma Unidade de Aprendizagem sobre a origem do planeta Terra e da vida existente nele, na perspectiva da pesquisa em sala de aula. Trata-se de uma pesquisa com abordagem qualitativa, do tipo estudo de caso. Os participantes do estudo foram 23 estudantes do 4º ano do Ensino Fundamental, de uma escola pública municipal do interior do Rio Grande do Sul. Durante dois meses uma Unidade de Aprendizagem sobre o tema foi desenvolvida, a partir dos interesses expressos em perguntas formuladas pelos próprios estudantes. Após o desenvolvimento da proposta, oito estudantes participaram de uma entrevista semiestruturada, gravada em áudio e, posteriormente transcrita. As respostas foram tratadas via Análise Textual Discursiva. Os resultados fornecem indicativos para assegurar a relevância de propostas metodológicas que valorizem os conhecimentos dos estudantes e seu protagonismo, bem como considerem os seus interesses expressos em perguntas.

Palavras-chave


Ensino de Ciências; Pesquisa em Sala de Aula; Unidade de Aprendizagem

Texto completo:

PDFA HTML


DOI: 10.3895/actio.v4n3.10559

Apontamentos

  • Não há apontamentos.




Direitos autorais 2020 ACTIO: Docência em Ciências

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

Dados Internacionais de Catalogação na Publicação

______________________________________________________________________

ACTIO : docência em ciências [recurso eletrônico] / Universidade Tecnológica Federal
do Paraná, Programa de Pós-graduação em Formação Científica, Educacional
e Tecnológica. – v. 1, n. 1 (Set.-Dez. 2016-). – Curitiba, Universidade
Tecnológica Federal do Paraná, 2016-
     v. : il.

    Modo de acesso: World Wide Web
    Quadrimestral
    Texto em português, espanhol, inglês e francês
    Título extraído da tela de título (visualizado em 23 jun. 2021)
    ISSN: 2525-8923

         1. Ciência – Periódicos. 2. Ciência – Estudo e ensino – Periódicos. 3. Biologia
– Estudo e ensino – Periódicos. 4. Física – Estudo e ensino – Periódicos. 5. Química
– Estudo e ensino – Periódicos. 6. Matemática – Estudo e ensino – Periódicos.
I. Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Programa de Pós-graduação
em Formação Científica, Educacional e Tecnológica.

                                                                                                     CDD: ed. 23 -- 505

______________________________________________________________________
Biblioteca Central da UTFPR, Câmpus Curitiba
Bibliotecário: Adriano Lopes CRB-9/1429

ISSN: 2525-8923

ft_peri

Av. Sete de Setembro, 3165 - Rebouças CEP 80230-901 - Curitiba - PR - Brasil

logo_utfpr