Brincando, investigando e aprendendo ciências nos anos iniciais do ensino fundamental com brincadeiras científicas investigativas

Wagner da Cruz Seabra Eiras, Paulo Henrique Dias Menezes, Cristhiane Carneiro Cunha Flôr

Resumo


Neste artigo apresentamos parte de uma pesquisa mais ampla de doutorado que analisou a participação de crianças em brincadeiras científicas investigativas (BCI) realizadas durante as aulas de Ciências de uma turma de quinto ano do Ensino Fundamental. As brincadeiras científicas investigativas (BCI) são atividades nas quais são investigados os princípios de funcionamento de brinquedos científicos, construídos com materiais de baixo custo e de fácil aquisição, a fim de explorar fenômenos físicos na Educação em Ciências no Ensino Fundamental. Este estudo trata de um recorte da pesquisa com o objetivo específico de analisar a participação de uma das crianças em uma BCI que teve como foco um brinquedo intitulado disco flutuante. A pesquisa foi desenvolvida numa abordagem qualitativa, na perspectiva histórico-cultural, e os dados foram obtidos pela observação, conversas informais com a aluna e a professora de Ciências, além de registros audiovisuais da BCI analisada. Os resultados obtidos mostram que a BCI incentivou a aluna a exercer o protagonismo autônomo na atividade por meio de ações autônomas de brincar, investigar, enunciar perguntas, hipóteses ou explicações inusitadas, de idealizar e construir coisas, e de socializar suas ideias com outras pessoas. Com isso, evidenciamos a importância das BCI enquanto possibilidade de os professores de Ciências dos anos iniciais do Ensino Fundamental promoverem atividades que incentivem o protagonismo autônomo das crianças, entendendo que assumir o papel principal de um acontecimento com autonomia e responsabilidade é fundamental na formação do cidadão contemporâneo.

Palavras-chave


Brincadeira Científica Investigativa; Educação em Ciências; Anos iniciais do Ensino Fundamental; Protagonismo autônomo.

Texto completo:

PDFA


DOI: 10.3895/actio.v5n2.10528

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