Uma experiência utilizando a plataforma HYPATIAMAT no ensino do Teorema de Pitágoras

Ruth Leia Pereira de Farias, Mariana Pelissari Monteiro Aguiar Baroni

Resumo


O objetivo deste trabalho é relatar uma experiência de interação com alunos do 9º ano em uma escola municipal do estado de São Paulo com a plataforma educacional Hypatiamat, especificamente no que tange ao estudo relacionado ao teorema de Pitágoras. Essa pesquisa-ação foi desenvolvida com 24 alunos, mediados pelo professor, no laboratório de informática da escola e teve como finalidade principal acompanhar a evolução da aprendizagem dos participantes durante a utilização da plataforma. As etapas da pesquisa consistiram na aplicação de uma avaliação diagnóstica sobre o conteúdo relacionado ao teorema de Pitágoras, antes e após a interação dos alunos com a plataforma; na utilização desse recurso por um período de dez aulas nas quais foram acompanhados e medidos pelo professor pesquisador; e, por último, na aplicação de um questionário sobre a experiência vivenciada. Os resultados mostraram que a maioria dos estudantes, cerca de 87,49%, aprenderam satisfatoriamente o conteúdo proposto por meio da Plataforma Hypatiamat. A partir das respostas dos questionários foi possível perceber, também, que os estudantes gostaram e utilizariam novamente esse recurso durante as aulas, apesar de optarem frequentemente pelo método expositivo, típico do ensino tradicional, sobretudo quando a atividade requer habilidades mais complexas de leitura. Sendo assim, podemos concluir que a plataforma favoreceu e contribuiu com a aprendizagem dos alunos pois, por meio do acompanhamento e das avaliações realizadas pelo professor, verificamos que os alunos compreenderam os conceitos envolvidos nos exercícios e desenvolveram os cálculos corretamente.

Palavras-chave


Ensino de Matemática; Tecnologias para o Ensino; Plataforma Hypatiamat; Teorema de Pitágoras.

Texto completo:

PDFA


DOI: 10.3895/actio.v6n1.10027

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