Interface entre as histórias em quadrinhos e o ensino de química: uma fonte de informação e incentivo à leitura

Ronaldo Silva Borges, Carla Carolina Bandeira, Geraldo Eduardo Luz Jr

Resumo


O presente trabalho descreve a aplicação e avaliação de uma história em quadrinhos (HQ), que aborda o tema tabela periódica, almejando avaliar o modo de leitura dos estudantes, o interesse pelo conteúdo abordado, bem como a aceitação da HQ por parte deles. A pesquisa foi realizada com 60 alunos, sendo 35 do primeiro ano e 25 do segundo ano do Ensino Médio da Unidade Escolar Severiano de Sousa, na rede pública de ensino, de Teresina-PI. Inicialmente, os alunos fizeram uma leitura da HQ, em seguida responderam, por escrito, um questionário. Os registros dos alunos constituíram a principal fonte de dados e foram analisados de maneira distinta. As respostas das questões objetivas foram expressas em termos quantidades. Já as justificativas foram agrupadas de acordo com suas semelhanças e arranjadas em diferentes categorias, seguindo o princípio da análise de conteúdo. A partir das análises dos dados foi possível sublinhar aspectos que contribuíram para a aceitação da HQ pelos alunos, pode ser levado em consideração seu emprego em sala de aula, por meio da presença de diálogos e imagens, contexto, além de informações químicas. Observou-se também uma linguagem clara, objetiva, contextual e desafiadora, que pode ser assertiva no processo motivacional de interesse dos alunos por meio da leitura. Além disso, constatou ser veículo de leitura agradável, linguagem simples, clara, dinâmica, prazerosa e enriquecedora, por meio das características lúdicas, que podem ajudar a tornar o ensino de Química mais atraente e profícuo para o aprendizado de forma crítica e reflexiva.


Palavras-chave


Leitura;Histórias em Quadrinhos; Tabela periódica; Ensino de Química.

Texto completo:

PDFA HTML


DOI: 10.3895/actio.v5n1.10022

Apontamentos

  • Não há apontamentos.




Direitos autorais 2020 CC-BY

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

Dados Internacionais de Catalogação na Publicação

______________________________________________________________________

ACTIO : docência em ciências [recurso eletrônico] / Universidade Tecnológica Federal
do Paraná, Programa de Pós-graduação em Formação Científica, Educacional
e Tecnológica. – v. 1, n. 1 (Set.-Dez. 2016-). – Curitiba, Universidade
Tecnológica Federal do Paraná, 2016-
     v. : il.

    Modo de acesso: World Wide Web
    Quadrimestral
    Texto em português, espanhol, inglês e francês
    Título extraído da tela de título (visualizado em 23 jun. 2021)
    ISSN: 2525-8923

         1. Ciência – Periódicos. 2. Ciência – Estudo e ensino – Periódicos. 3. Biologia
– Estudo e ensino – Periódicos. 4. Física – Estudo e ensino – Periódicos. 5. Química
– Estudo e ensino – Periódicos. 6. Matemática – Estudo e ensino – Periódicos.
I. Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Programa de Pós-graduação
em Formação Científica, Educacional e Tecnológica.

                                                                                                     CDD: ed. 23 -- 505

______________________________________________________________________
Biblioteca Central da UTFPR, Câmpus Curitiba
Bibliotecário: Adriano Lopes CRB-9/1429

ISSN: 2525-8923

ft_peri

Av. Sete de Setembro, 3165 - Rebouças CEP 80230-901 - Curitiba - PR - Brasil

logo_utfpr