Avaliação do desempenho de uma marca baseada no consumidor: estudo de caso da empresa dudalina

Ingrid Domingues Ferreira de Andrade, Isabel Cristina Moretti

Resumo


Observando a importância em se entender e estudar o quão relevante uma marca pode vir a ser, permitiu-se realizar uma análise do valor da marca Dudalina para o consumidor, baseando-se em quatro valores descritos pela teoria de Aaker (1992): fidelidade, consciência, qualidade percebida e associação da marca. Os dados foram coletados por meio de um questionário online de 18 questões aplicado a 49 indivíduos das classes A ou B, sendo, em sua maioria, da região do Norte do Paraná. Pela análise dos dados obtidos, constatou-se que a marca Dudalina é lembrada pelas pessoas, apesar de ter uma minoria que não a conhece. A maior parte dos questionados afirmou que compraria e gostaria de usar uma camisa da marca, mas que estaria disposta a pagar entre R$80,00 e R$150,00, o que normalmente é um valor abaixo do preço de venda das camisas Dudalina. Segundo os questionados, as camisas desta marca trazem as qualidades técnicas e estéticas que as pessoas buscam que são: modelagem, acabamento, tecido, caimento, conforto e design. Desta forma, este estudo sugere que a marca Dudalina possui tanto qualidade de produto quanto valor de mercado bem estabelecidos ao longo dos anos, desde sua criação.


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