Submissões

Submissões Online

Já possui um login/senha de acesso à revista Icônica?
Acesso

Não tem login/senha?
Acesse a página de cadastro

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso.

 

Diretrizes para Autores

A Revista Icônica prioriza a divulgação de trabalhos originais resultantes de pesquisa científica que envolvam reflexões sobre Design de Moda e outras área do conhecimento que apresentem contribuições significativa para a área de Design de Moda. 

Artigos com resultados de estudos de experimentação humana devem apresentar o parecer do Comitê de Ética reconhecido pelo Conselho Nacional de Saúde (CNS).

Artigos cm resultado de estudos de experimentação animal devem apresentar o parecer do Comitê de Ética em Pesquisa Animal vinculada ao Conselho Nacional de Controle de Experimentação Animal (CONCEBA).

Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.

A Revista Icônica permite o armazenamento em repositório de acesso aberto, dos dados das pesquisas utilizadas nos artigos.

Idioma: Português

Estrutura dos textos: O texto do artigo deve ser redigido em Português em folhas brancas em tamanho A4. O artigo todo deverá conter no mínimo 15 (quinze) e no máximo 25 (vinte e cinco) páginas, incluindo a folha de resumo e a secção de referências (ABNT NBR 6021, 2015). O trabalho deverá ser digitado usando o editor Word for Windows, em versão atual. O artigo deve ser enviado em formato .doc ou .docx. O arquivo digital, gerado através do editor de textos, não deve exceder a 500 Kb. Essas limitações exigem, portanto, que as figuras e tabelas recebam tratamento adequado. Não serão aceitos para avaliação artigos em formato .pdf ou .odt.

Título: O título e subtítulo em português e inglês devem ser digitados apenas com a inicial da primeira palavra e nomes próprios em letra maiúscula, centralizado, em fonte de letra Century Gothic, tamanho 16 e negrito para títulos em português e tamanho 12 para títulos em inglês.

Autores: A nomeação dos autores deve vir logo abaixo do título em inglês. Digitar o nome completo por extenso, tendo somente a primeira letra de cada nome em maiúscula. Abaixo do nome de cada autor deve constar a afiliação institucional, contendo o nome da instituição por extenso, cidade, estado e país, o número do ORCID e e-mail.

Resumo e Abstract: O resumo deverá apresentar conteúdo claro a respeito dos seguintes elementos: contexto, objetivos, método, resultados e conclusões do trabalho. Usar o verbo na terceira pessoa do singular, com linguagem impessoal, usando preferencialmente a voz ativa. A palavra Resumo deverá ser digitada com a fonte 12 em negrito. O texto deverá conter um mínimo de 100 e máximo de 250 palavras e não deve conter citações. O resumo deve ser redigido em parágrafo único, espaçamento 1,5, sem recuo na primeira linha (ABNT NBR 6028, 2003). O resumo deverá ser versado para o inglês (não usar tradutor automático). 

Palavras-chave e Keywords: Entre três e cinco, separada entre si por ponto. As palavras-chave preferencialmente podem ser extraídas do Catálogo de Terminologia de Assuntos da Biblioteca Nacional (www.bn.br).

Numeração das seções: Todos os títulos das seções devem ser posicionados à esquerda. Os títulos das seções primárias (nível 1) devem ser digitadas com fonte de letra Arial no tamanho 12, todas em maiúsculas e em negrito. Após cada título das seções primárias deve-se usar uma linha de separação. Os títulos das seções secundárias (nível 2), caso necessário, devem ser digitadas com fonte de letra Arial no tamanho 12, todas em maiúscula sem o uso de negrito.Os títulos das seções terciária (nível 3), caso necessário, devem ser digitadas com fonte de letra Arial no tamanho 12 e com a primeira letra de cada palavra principal em maiúsculas sem o uso de negrito. Não é recomendável o uso de títulos de nível superior a 3.(ABNT NBR 6024, 2003)

Ilustrações e tabelas: tabelas, quadros e figuras devem ser mencionadas no texto numeradas de acordo com a sequência. As tabelas devem ter título na parte superior (fonte Arial 10, em negrito) e fonte (autoria e/ou organização) na parte inferior (fonte 10 em negrito e espaçamento simples). As figuras e quadros devem ter título e fonte (autoria e/ou organização) na parte inferior (fonte 10 em negrito e espaçamento simples). As figuras deverão ser enviadas em formato JPEG ou PNG, já inseridas no corpo do texto.

Listas, notas de rodapé: Para o uso de listas, ou seja, texto com marcadores, deve ser usado apenas o marcador padrão. As Notas de Rodapé deverão aparecer no fim da página em que forem mencionadas no corpo do texto através da referência numerada pelo editor.

Citações textuais: As citações devem seguir a ABNT NBR 10520 (2002). Para citações indiretas deve ser apresentado o Nome do Autor e Ano da publicação. Para as citações textuais ou diretas com mais de 3 linhas deve-se fazer um recuo de 4,0 cm na margem esquerda, justificado e usar espaçamento simples entre linhas. O texto deve ser digitado com fonte Arial no tamanho 10, estilo normal e sem aspas, seguido das referências. Para as transcrições (entrevistas) deve-se fazer um recuo de 2,0 cm na margem esquerda e 2 cm na margem direita, justificado e usar espaçamento simples entre linhas. O texto deve ser digitado com fonte de letra Arial 10, estilo normal e sem aspas.

Referências: As referências deverão ser dispostas em ordem alfabética, com rigorosa observância das normas da ABNT NBR 6023 (2002). Cabe verificar se todas as obras citadas no texto – e tão somente estas – estão com suas referências completas nessa secção.

Modelo de referência com autoria coletiva:

ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas). NBR 6023: informação e documentação: referências: elaboração. Rio de Janeiro, 2002.

Modelo de referência de dissertação:

ANDRADE, M. M. Competências requeridas pelos gestores de Instituições de ensino superior privadas: um estudo em Curitiba e região Metropolitana. 2005. 173 f. Dissertação (Mestrado) – Programa de Pós-Graduação em Tecnologia, Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Curitiba, 2005.

Modelo de referência de livro com subtítulo e edição:

BARROS, A. J. S; LEHFELD, N. A. S. Fundamentos de metodologia: um guia para a iniciação científica. 2. ed. São Paulo: Makron, 2000.

Modelo de referência de leis, decretos, etc.:

BRASIL. Lei n. 9.610, de 19 de fevereiro de 1998. Altera, atualiza e consolida a legislação sobre direitos autorais e dá outras providências. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/L9610.htm>. Acesso em: 11 mar. 2016.

Modelo de referência sem autoria - entrada pelo título da obra:

CÓDIGO de Catalogação Anglo-Americano. 2. ed. São Paulo: FEBAB, 1983-1985.

Modelo de referência de artigo de periódico:

MONTEIRO, S. Breve espaço entre cor e sombra: o romance da maturidade literária de Cristóvão Tezza. Revista de Letras, Curitiba (PR), v. 13, n. 11, p. 183-200, dez. 2009.

Modelo de referência de trabalho publicado em evento:

RENAUX, D. P. B.; et al. Gestão do conhecimento de um laboratório de pesquisa: uma abordagem prática. In: SIMPÓSIO INTERNACIONAL DE GESTÃO DO CONHECIMENTO.  4., 2001, Curitiba. Anais... Curitiba: PUC-PR, 2001. p. 195-208.).

Modelo de referência de material disponível na Internet:

SEBRAE. Entenda a importância da normalização para o seu negócio. Normas técnicas. 8 jan. 2016. Disponível em: <http://www.sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/artigos/entenda-a-importancia-da-normalizacao-para-o-seu-negocio>. Acesso em: 11 mar. 2016.

 

 

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.

  1. A contribuição deve ser original e inédita, não podem estar em processo de análise em outro veículo (periódico ou evento); caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".

  2. O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word.
  3. URLs para as referências foram informadas quando possível.
  4. O texto está em espaço 1,5; usa uma fonte de 12-pontos; emprega itálico em vez de sublinhado (exceto em endereços URL); as figuras e tabelas estão inseridas no texto, não no final do documento na forma de anexos.
  5. O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página Sobre a Revista.
  6. Em caso de submissão a uma seção com avaliação pelos pares (ex.: artigos), as instruções disponíveis em Assegurando a avaliação pelos pares cega foram seguidas.
 

Declaração de Direito Autoral

Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:

  1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
  2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
  3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).


 

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.