Estratégias de diferenciação na indústria da moda: um estudo sobre o postponement

Rita de Cássia Lopes Moro, Francisca Dantas Mendes, Stephan Maus

Resumo


A indústria da moda tem frequentemente buscado inovação e diferenciação para sua manutenção no mercado frente às grandes concorrências. Um dos principais desafios desse setor é a obsolescência rápida do ciclo de vida do produto, necessitando para tanto, adoção de ferramentas que lhe proporcione vantagens competitivas frente a esse dilema. Diversas estratégias estão sendo adotadas pelas indústrias desse setor, que vão desde o processo produtivo, como aumento da tecnologia e gerenciamento da cadeia, até os processos de logística, onde estão sendo empregados várias ferramentas, a fim de melhorar a eficiência da entrega por meio do controle de estoques, buscando assim, a redução dos riscos envolvidos. Diante desse cenário, esta pesquisa está centrada nas estratégias de diferenciação e de foco no produto de moda, com a utilização das ferramentas do postponement, o retardo do processo produtivo de modo conceitual, que vem crescendo nos últimos anos, buscando apresentar os setores, dentro da indústria de moda, possíveis de introdução, bem como, as vantagens e barreiras envolvendo o tema estudado.

Palavras-chave: Moda. Produto. Processos. Postponement. Diferenciação.


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