Políticas Editoriais

Foco e Escopo

A Revista Icônica - Periódico Multidisciplinar (on-line) é publicada pela Coordenação do Curso Superior de Tecnologia em Design de Moda da Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Câmpus Apucarana. A Icônica é de fluxo contínuo tanto para submissão quanto para publicação, e destinada à publicação de artigos científicos originais em Língua Portuguesa que envolvam ensino, pesquisa e extensão.

Tem como missão promover o conhecimento científico voltado, principalmente, para as práticas de inovação contínua e tecnologias para o setor do vestuário desenvolvidas nas áreas de Administração, Design, Economia, Engenharia de Produção, Engenharia Têxtil e Moda.

As áreas temáticas do CNPq são:

3.00.00.00-9 ENGENHARIAS

  • 3.06.03.19-6 Têxteis
  • 3.08.00.00-5 Engenharia de Produção

6.00.00.00-7 CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS

  • 6.02.00.00-6 Administração
  • 6.12.00.00-0 Desenho Industrial

9.00.00.00-5 OUTROS

  • 9.10.00.00-9 Desnho de Moda

 

 

Políticas de Seção

Artigos

A Revista Icônica prioriza a divulgação de trabalhos originais resultantes de pesquisa científica que envolvam reflexões sobre Design de Moda e outras área do conhecimento que apresentem contribuições significativa para a área de Design de Moda.

Não verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Conferências e Entrevistas

Esta seção publica transcrições de conferências e/ou entrevistas de cunho científico-cultural, realizadas em consenso com o conselho editorial do periódico, relativos às áreas afins ao escopo desta revista.

Não verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Resenhas

Publica resenhas de livros científicos de valor para a área de moda, consumo e vestuário, nacionais e estrangeiros, bem como de produções audiovisuais que contribuam para o conhecimento das respectivas áreas.

Não verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Editorial

Não verificado Submissões abertas Verificado Indexado Não verificado Avaliado pelos pares
 

Processo de Avaliação pelos Pares

Os trabalhos serão avaliados, no mínimo, por pares. Quando houver empate na posição dos pareceristas, será solicitado uma terceira avaliação.

Os avaliadores são profissionais com formação e produção acadêmica de relevância na área do trabalho, sempre com formação mínima de mestrado ou doutorado.

 

 

Periodicidade

Quadrimestral, com fechamento das edições ao final dos meses de Abril, Agosto e Dezembro. A Revista Icônica adota o sistema de fluxo contínuo tanto para a submissão quanto para a publicação dos artigos.

 

Política de Acesso Livre

Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.

A Revista Icônica permite o armazenamento em repositório de acesso aberto, dos dados das pesquisas utilizadas nos artigos.

 

Arquivamento

Esta revista utiliza o sistema LOCKSS para criar um sistema de arquivo distribuído entre as bibliotecas participantes e permite às mesmas criar arquivos permanentes da revista para a preservação e restauração.

 

Indexação

Sumários de Revistas Brasileiras (Sumários.org)

http://www.sumarios.org/revistas


Diretório de Políticas Editoriais das Revistas Científicas Brasileiras

http://diadorim.ibict.br/handle/1/1373