O currículo em foco: diálogos entre ciência, tecnologia e currículo

Hugo Emmanuel da Rosa Corrêa, Sérgio de Mello Arruda, Carlos César Garcia Freitas, Marinez Meneghello Passos

Resumo


Este artigo traz elementos de uma pesquisa teórica sobre a evolução histórica da tecnologia e alguns entendimentos de como ela foi sendo apropriada pela sociedade e, as consequências desse processo embasado em referenciais como: Dagnino, Lemos, Feenberg, Trigueiro. A pesquisa descreve a evolução da educação enquanto técnica e as semelhanças com outras tecnologias, em especial, o currículo, que é referenciado por: Silva, Santomé, Sacristán, Moreira, Apple. A conclusão ocorre por meio da análise do projeto de curso de uma instituição federal de ensino que engendrou um arranjo curricular flexível, demonstrando que é possível que a tecnologia seja apropriada de formas diversas.


Palavras-chave


Técnica; Tecnologia; Educação; IFPR; Currículo

Texto completo:

PDF


DOI: 10.3895/rts.v15n35.8055

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2019 CC-BY

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
ft_peri

Av. Sete de Setembro, 3165 - Rebouças CEP 80230-901 - Curitiba - PR - Brasil

logo_utfpr