Cooperação academia-indústria e formação interdisciplinar em engenharia: o caso do PRH-21
Resumo
Este artigo discute a cooperação entre a academia e a indústria petrolífera na perspectiva dos estudos sobre inovação utilizando como método o estudo de caso. O tema é abordado a partir da literatura dos sistemas de inovação em sua dimensão setorial, na qual se insere a descrição do Programa de Formação de Recursos Humanos da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (PRH-ANP). A seguir é apresentado o caso interdisciplinar e interdepartamental do Programa de Formação de Recursos Humanos em Economia, Planejamento Energético e Engenharia de Produção na Indústria do Petróleo (PRH-21) da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), sendo nele destacada a formação em engenharia. Este Programa mantém a cooperação como eixo central, tanto no âmbito da universidade, como de suas interações com a ANP, a Petrobras e outras empresas do setor, trazendo resultados e benefícios para os atores e a sociedade fluminense.
Palavras-chave
Texto completo:
PDFDOI: 10.3895/rts.v15n35.7182
Apontamentos
- Não há apontamentos.
Direitos autorais 2019 CC-BY
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.