Cooperação academia-indústria e formação interdisciplinar em engenharia: o caso do PRH-21

Marta Lucia Azevedo Ferreira, Heitor Soares Mendes

Resumo


Este artigo discute a cooperação entre a academia e a indústria petrolífera na perspectiva dos estudos sobre inovação utilizando como método o estudo de caso. O tema é abordado a partir da literatura dos sistemas de inovação em sua dimensão setorial, na qual se insere a descrição do Programa de Formação de Recursos Humanos da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (PRH-ANP). A seguir é apresentado o caso interdisciplinar e interdepartamental do Programa de Formação de Recursos Humanos em Economia, Planejamento Energético e Engenharia de Produção na Indústria do Petróleo (PRH-21) da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), sendo nele destacada a formação em engenharia. Este Programa mantém a cooperação como eixo central, tanto no âmbito da universidade, como de suas interações com a ANP, a Petrobras e outras empresas do setor, trazendo resultados e benefícios para os atores e a sociedade fluminense.  


Palavras-chave


Cooperação Academia-Indústria; Sistema de Inovação Petrolífero; Formação Interdisciplinar em Engenharia; PRH-ANP; PRH-21.

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DOI: 10.3895/rts.v15n35.7182

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