A imparcialidade da ciência e suas possibilidades para educação CTS
Resumo
O presente artigo busca discutir a perspectiva de Hugh Lacey a respeito da neutralidade da Ciência e, principalmente, a tese da imparcialidade defendida pelo autor. Para isso, faz-se uma abordagem acerca dos valores envolvidos na atividade científica e mais detalhadamente sobre os valores cognitivos no intuito de refletir sobre a Ciência. Defendendo-se que o ensino de Ciências deve ir além de ensinar teorias e procedimentos científicos, versa-se sobre o enfoque CTS (Ciência, Tecnologia e Sociedade) na educação científica a fim de problematizar a relação destes com o contexto histórico, social, político e econômico. Por último, os objetivos da educação científica são tratados a partir dessa perspectiva, discutindo a possibilidade de se utilizar as ideias de Lacey para trabalhar a não-neutralidade da Ciência, os valores envolvidos na produção do conhecimento científico, sem, no entanto, recair numa postura relativista da Ciência. O pensamento de Lacey mostra-se como uma alternativa para problematizar a visão do desenvolvimento da Ciência e da Tecnologia na Educação Básica a fim de promover um ensino com uma abordagem crítica sem recair numa perspectiva relativista ou distante da história da Ciência.
Palavras-chave
Texto completo:
PDFDOI: 10.3895/rts.v14n31.6895
Apontamentos
- Não há apontamentos.
Direitos autorais 2018 CC-BY
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.