Sobre as muitas variáveis – e incógnitas – que se articulam em torno da complexa e não linear relação entre engenharia e vida

Leandro Bordin, Walter Antonio Bazzo

Resumo


Neste artigo apresentamos discussões sobre a imbricada relação entre o binômio desenvolvimento tecnológico e desenvolvimento humano no âmbito da educação em Engenharia e defendemos que, por meio de sua equalização, será possível efetivar uma educação tecnológica mais comprometida com o bem viver coletivo. Como percurso metodológico usamos a pesquisa bibliográfica e por meio dela construímos encaminhamentos de cunho reflexivo/propositivo. Nesse sentido, constatamos que: (a) a educação em Engenharia precisa reavaliar o modelo de desenvolvimento tecnológico que, historicamente, reproduz; (b) as repercussões da tecnologia no processo civilizatório contemporâneo nos levam a pensar em fragilidades do enfoque CTS como interface de formação e, nessa perspectiva, trabalhamos com o conceito de Equação Civilizatória para relacionar as questões técnicas e humanas; e (c) a formulação e resolução desta complexa e não linear equação passa por uma educação mais interdisciplinar e menos ‘comportada’.


Palavras-chave


Abordagem interdisciplinar do conhecimento na educação; Engenharia e humanidades; Engenharia - Estudo e ensino (Educação permanente)

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DOI: 10.3895/rts.v13n28.5326

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