Engenharia engajada – Desafios de ensino e extensão

John Kleba

Resumo


Este artigo debate a emergência da engenharia engajada. A educação em engenharia é tradicionalmente atrelada à indústria e desconhecedora de seu papel social. Nesse contexto, surge um movimento internacional de múltiplas iniciativas advogando mudanças em escolas de engenharia e nas concepções de ensino e extensão. Reconhecendo a atual fragmentação da pesquisa na área, esse artigo destaca problemas teóricos e empíricos para o estudo do fenômeno. As seções incluem um indicativo da pluralidade das iniciativas na área, problemas conceituais da engenharia engajada e seus focos de aplicação, os desafios do design institucional, um breve panorama das novas vertentes pedagógicas e uma reflexão crítica sobre os projetos de extensão. Finalmente, debate-se o papel de ideologias conflituosas nesse campo, e recomenda-se critérios para boas práticas em projetos de extensão tecnosocial.


Palavras-chave


Extensão Universitária; Engenharia - Estudo e Ensino; Tecnologia Social;

Texto completo:

PDF


DOI: 10.3895/rts.v13n27.4905

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2016 CC-BY

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
ft_peri

Av. Sete de Setembro, 3165 - Rebouças CEP 80230-901 - Curitiba - PR - Brasil

logo_utfpr