A hipermodernidade da Buenos Aires fílmica em Medianeras (Gustavo Taretto; 2011)

Aline Aparecida de Souza Vaz

Resumo


O presente trabalho busca reflexões a respeito das experiências estéticas hipermodernas, por meio dos olhares dos personagens, Martin e Mariana, no filme argentino Medianeras - Buenos Aires na Era do Amor Virtual (2011), do diretor Gustavo Taretto. Procura-se analisar como os olhares vagam entre os edifícios da capital argentina fílmica e as representações de mundo através de telas. Percebemos que as experiências estéticas são oprimidas por um efeito mise en abyme, constituído pelo enquadramento da câmera e as janelas da mise en scenè. O flâneur, conceituado por Walter Benjamin, representado no filme em análise, por intermédio dos olhares dos personagens, nesse filme transforma-se em um ciber-flâneur, conceituado por André Lemos, que reconhece uma relação entre o flanar pela cidade e pelo ciberespaço.

 

Palavras-chave: Estesia. Olhar. Arquitetura. Ciber-flâneur. Hipermodernidade.


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DOI: 10.3895/rts.v11n23.3007

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