Interfaces entre modos 1 e 2 de produção de conhecimento e o modelo da tripla hélice: considerações sobre a reconfiguração da pesquisa na Universidade Americana no século XX
Resumo
Este artigo tem como objetivo refletir sobre distintas tendências históricas no processo de desenvolvimento da pesquisa científico-tecnológica no interior das universidades americanas. Para tal, aborda as interfaces que podem ser desenvolvidas entre diferentes modelos de produção – Modos 1 e 2, conforme proposto por Michael Gibbons, e o Modelo da Hélice Tríplice de Henry Etzkowitz, a fim de aclarar a reconfiguração da pesquisa intra-universitária ao longo do século XX. Sugere que o modo 1 de produção de conhecimento técnico-científico no interior das instituições de ensino superior nos Estados Unidos se consolidou a partir do financiamento do governo federal em pesquisa básica. Propõe que o modo 2 de produção de conhecimento, semelhante à parceria entre universidade, empresa e governo da hélice tríplice, notabiliza-se como o modelo contemporâneo de modo de produção de conhecimento técnico-científico recorrente no interior das instituições de ensino superior nos Estados Unidos.
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PDFDOI: 10.3895/rts.v7n13.2576
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