A influência do grau de maturidade no compartilhamento de conhecimentos para melhoria da qualidade
Resumo
O presente estudo de caso teve por objetivo investigar a influência da maturidade das equipes na qualidade dos serviços prestados por uma empresa de médio porte. A metodologia aplicada para investigação de sete equipes foi qualitativa por meio de entrevistas e observações não participantes, bem como quantitativa, com aplicação de dois questionários. Foram identificadas equipes com diferentes graus de maturidade: uma pseudo-equipe ou grupo de trabalho com baixa maturidade, quatro com potencial de amadurecimento e duas mais maduras. Foi investigada a influência do grau de maturidade no compartilhamento de conhecimentos tácitos para melhoria da qualidade dos serviços prestados em dois momentos. No primeiro para captura das diferentes percepções das equipes e dos gerentes. As equipes com maior grau de maturidade são mais predispostas a compartilhar conhecimentos tácitos e contribuem para a melhoria da qualidade dos serviços prestados.
Texto completo:
PDFDOI: 10.3895/rts.v6n11.2560
Apontamentos
- Não há apontamentos.
Direitos autorais 2010 CC-BY
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.