Tecnologia na avaliação da aprendizagem colaborativa on line: contribuição do fórum de discussão
Resumo
Desde 2003, a disciplina Educação a Distância funciona no Mestrado em Educação Universidade Católica de Petrópolis, como laboratório de pesquisa docente e discente. A questão de pesquisa analisada neste artigo está relacionada às possibilidades de avaliação efetiva do uso da abordagem da aprendizagem colaborativa em um ambiente digital. Tomando por base a concepção de avaliação de Hadji, este trabalho se propõe a testar o fórum de discussão online como fonte significativa de evidências para análise do processo ensino-aprendizagem (plano do referido) para avaliar a proposta pedagógica da abordagem de aprendizagem colaborativa (plano do referente) desenvolvida na disciplina oferecida em 2004. A análise documental dos registros dos fóruns de discussão gerou dados quantitativos e qualitativos que permitiram verificar a presença constante de alguns elementos da abordagem da aprendizagem colaborativa, como diálogo e colaboração, a presença menos constante do questionamento e a quase ausência da capacidade de elaboração de trabalhos em equipe online. Concluindo, o fórum de discussão pode contribuir significativamente para a avaliação de programas de educação a distância on line.
Texto completo:
PDFDOI: 10.3895/rts.v4n6.2517
Apontamentos
- Não há apontamentos.
Direitos autorais 2008 CC-BY
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.