Gênero entre estudantes de tecnologia brasileiros /as e alemães /ãs: uma comparação

Marilia Gomes de Carvalho , Samara Feitosa , Valter Cardoso da Silva

Resumo


Foi realizada uma pesquisa com alunos do Centro Federal de Educação Tecnológica do Paraná, CEFET - PR, em 2004, e alunos da Fachhochschule Furtwangen - FHF, Alemanha, em 2003, cujo objetivo foi discutir gênero nos cursos da área tecnológica. A pesquisa foi qualitativa e seguiu os mesmos procedimentos no Brasil e na Alemanha. Os resultados da pesquisa trazem temas como: habilidades técnicas x dependência; a transversalidade do gênero no curso e na profissão; o homem provedor; diferenças de gênero e competência profissional e; gênero e diversidade cultural. Em ambos os países os padrões tradicionais de gênero estão transformação. O aumento do número de mulheres nestes cursos não tem alterado as relações desiguais de gênero nos dois países.

Texto completo:

PDF


DOI: 10.3895/rts.v2n3.2488

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2006 CC-BY

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
ft_peri

Av. Sete de Setembro, 3165 - Rebouças CEP 80230-901 - Curitiba - PR - Brasil

logo_utfpr