Gênero entre estudantes de tecnologia brasileiros /as e alemães /ãs: uma comparação
Resumo
Foi realizada uma pesquisa com alunos do Centro Federal de Educação Tecnológica do Paraná, CEFET - PR, em 2004, e alunos da Fachhochschule Furtwangen - FHF, Alemanha, em 2003, cujo objetivo foi discutir gênero nos cursos da área tecnológica. A pesquisa foi qualitativa e seguiu os mesmos procedimentos no Brasil e na Alemanha. Os resultados da pesquisa trazem temas como: habilidades técnicas x dependência; a transversalidade do gênero no curso e na profissão; o homem provedor; diferenças de gênero e competência profissional e; gênero e diversidade cultural. Em ambos os países os padrões tradicionais de gênero estão transformação. O aumento do número de mulheres nestes cursos não tem alterado as relações desiguais de gênero nos dois países.
Texto completo:
PDFDOI: 10.3895/rts.v2n3.2488
Apontamentos
- Não há apontamentos.
Direitos autorais 2006 CC-BY
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.