Interesse de internautas e qualidade técnica de websites que abordam os cânceres mais incidentes no Brasil

Fernanda Nardino, Antonio Tadeu Cheriff dos Santos, Gabriela Villaça Chaves, Fernando Lopes Tavares de Lima

Resumo


A internet se tornou uma importante fonte de informação em saúde. Este estudo objetivou analisar o interesse de internautas brasileiros nos cinco tipos de câncer mais comuns no país entre 2013 e 2022, identificar os eventos que causaram picos de interesse e avaliar o conteúdo e a qualidade técnica de websites sobre o tema. Utilizou-se o Google Trends para quantificar o volume de buscas, o teste de Mann-Whitney para comparar os diferentes tipos de câncer e o teste de Mann-Kendall para analisar a tendência temporal. Analisou-se, também, 50 websites disponíveis nos períodos de pico. O maior interesse foi pelo câncer de mama (26), seguido por próstata (23), pele (12), pulmão (8) e colorretal (6). Não houve tendência de aumento nas buscas. Os picos de interesse coincidiram com campanhas, como o Outubro Rosa, e adoecimento de figuras públicas. A análise da qualidade dos websites revelou baixo padrão, indicando a necessidade de melhorar as estratégias de comunicação online em saúde.

Palavras-chave


Internet; Meios de Comunicação; Comunicação em saúde; Google Trends; Infodemiologia

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DOI: 10.3895/rts.v21n64.18802

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