O WhatsApp como ferramenta de ensino e aprendizagem: uma análise em uma instituição federal de ensino do Estado do Rio de Janeiro

Ely Severiano Junior, Josir Simeone Gomes

Resumo


A pesquisa tem como objetivo fomentar, analisar e identificar quais variáveis influenciam positivamente o uso do WhatsApp pelos professores, como ferramenta de ensino/aprendizagem na modalidade de graduação presencial de uma Instituição de Ensino Federal do Estado do Rio de Janeiro. A abordagem metodológica empregada na pesquisa é qualitativa e, para a coleta dos dados, foram realizadas entrevistas semiestruturadas com professores que ministram aula no nível de graduação em uma Instituição Federal de Ensino no estado do Rio de Janeiro. A interpretação dos dados se deu através da Análise de Conteúdo de Bardin (1977). Os entrevistados reportaram que a rapidez da ferramenta é útil, principalmente quando se trata de comunicação em geral. Para futuras pesquisas, será necessário que seja investigada a utilização do WhatsApp como ferramenta de ensino com alunos de outros níveis de ensino, por exemplo, de alunos de ensino básico.


Palavras-chave


Mobile learning; Modelo de Aceitação de Tecnologia (TAM); WhatsApp; Mensagens Instantâneas (IMs); Ensino-aprendizagem.

Texto completo:

PDF


DOI: 10.3895/rts.v21n65.18014

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2025 CC-BY

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
ft_peri

Av. Sete de Setembro, 3165 - Rebouças CEP 80230-901 - Curitiba - PR - Brasil

logo_utfpr