Reflexões acerca da robótica na educação

Carlos Thiago Cruz da Silva, Greice Mara Monteiro da Silva, Sonia Regina Mendes dos Santos

Resumo


As tecnologias de informação e comunicação estão cada vez mais presentes na sociedade. As escolas, por sua vez, também sofreram muitas mudanças nos últimos anos e as TICs gradualmente estão presentes no contexto escolar. Nesse cenário, a Robótica Educacional vem ganhando espaço na promoção de uma aprendizagem mais significativa. Definiu-se como questão para o presente estudo: até que ponto a Robótica Educacional contribui para a aprendizagem de alunos do Ensino Fundamental? Dessa forma, o objetivo deste estudo foi realizar uma revisão sistemática guiados pela questão “como tem sido realizada a inserção da Robótica Educacional na aprendizagem dos alunos do Ensino Fundamental no período de 2022 -2023?  Sendo assim, este artigo possibilitou a análise de um campo de conhecimento vasto e com potencialidades para os processos de ensino. Como conclusão, foram identificados pontos positivos e negativos na aprendizagem dos alunos com a Inclusão da Robótica no contexto escolar.

 


Palavras-chave


Robótica Educacional; Aprendizagem; Ensino Fundamental.

Texto completo:

PDF


DOI: 10.3895/rts.v21n64.17876

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2025 CC-BY

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
ft_peri

Av. Sete de Setembro, 3165 - Rebouças CEP 80230-901 - Curitiba - PR - Brasil

logo_utfpr