Quantificação e qualificação das estradas rurais na região geográfica imediata de Marechal Cândido Rondon

Weimar Freire da Rocha Junior, Alberto Alves da Rocha, Pedro Norberto Lotte Jr., Miguel Angel Uribe-Opazo, Elizabeth Giron Cima, Alain Hernández Santoyo

Resumo


O estudo analisa as estradas rurais da Região Geográfica Imediata de Marechal Cândido Rondon (ReGIm de MCR), cujo objetivo foi identificar quantos quilômetros se estendem e as características qualitativas dessas estradas. A metodologia incluiu entrevistas com os gestores públicos municipais responsáveis pelas estradas rurais e uma avaliação das condições das estradas utilizando uma metodologia objetiva para avaliar as patologias das estradas rurais e gerar um escore, que classificou em: excelente, bom, regular, ruim e péssima, ademais usou-se a técnica de amostragem probabilística para selecionar os trechos das estradas rurais. Os resultados apresentados destacam que a maioria das estradas apresentam condições regulares, com presença significativa de poeira, falta de regularização da seção transversal, drenagem inadequada, trilhas de rodas e buracos. A pesquisa também aponta a necessidade de um "fiscal das estradas rurais" para identificar áreas que precisam de manutenção e melhorarias do planejamento logístico. Tais informações podem beneficiar o planejamento de infraestrutura, o monitoramento da expansão urbana e o acesso a mercados e oportunidades de negócio, contribuindo para o desenvolvimento regional.


Palavras-chave


Desenvolvimento Regional; infraestrutura logística; agronegócio; Oeste do Paraná.gional. Infraestrutura logística. Agronegócio. Oeste do Paraná.

Texto completo:

PDF


DOI: 10.3895/rts.v20n59.17650

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2024 CC-BY

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
ft_peri

Av. Sete de Setembro, 3165 - Rebouças CEP 80230-901 - Curitiba - PR - Brasil

logo_utfpr