Nomofobia no ambiente organizacional de compras públicas

Juliana Carvalho de Sousa, Francisco Diógenes Junior, Ahiram Brunni Cartaxo de Castro, Pablo Marlon Medeiros da Silva, Arthur William Pereira da Silva, Patricia Tatiana Ferreira Ramos

Resumo


O objetivo deste artigo foi analisar a percepção de servidores sobre a nomofobia no ambiente de trabalho de compras públicas. Utilizou-se a pesquisa descritiva com abordagem qualitativa, sendo a coleta de dados realizada por meio de entrevista semiestruturada. O modo de investigação da pesquisa se deu por meio de estudo de caso, sendo os dados submetidos à Análise de Conteúdo. O quadro de análise continha quatro dimensões: incapacidade de comunicação, incapacidade de acessar informações, renúncia da conveniência e perda de conexão. Os resultados da pesquisa revelaram haver comportamento nomofóbico no lócus investigado. A partir das dimensões investigadas, foi possível construir um quadro com os indícios de nomofobia no ambiente da administração pública de compras/licitação na organização estudada, seus consequentes e as estratégias de apoio organizacional que podem ser empreendidas para a promoção do equilíbrio tecnológico e social dos servidores.


Palavras-chave


Nomofobia; Administração pública; Compras públicas.

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DOI: 10.3895/rts.v20n60.16045

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