Ferramentas de tecnologia assistiva para aquisição de conhecimento do deficiente visual: uma revisão narrativa

Gabrielly de Queiroz Pereira, Antonio Carlos de Francisco, Douglas Paulo Bertrand Renaux, Luiz Alberto Pilatti

Resumo


O presente estudo teve por objetivo analisar as ferramentas de tecnologia assistiva existentes que contribuem para a aquisição do conhecimento do deficiente visual. O estudo caracteriza-se como uma revisão de literatura do tipo narrativa. Para o levantamento dos dados foi realizada uma pesquisa nas bases de dados Scopus, Web of Science e ScienceDirect, a partir da combinação dos operadores booleanos (“Assistive Technology”) AND (“Visually ImpairedORKnowledge Generation”). Foram analisados os seguintes tópicos: objetivo do trabalho, idioma do dispositivo, interação ao usuário, tecnologia empregada nas ferramentas, custo, validação, resultados, conclusões obtidas e a contribuição para a aquisição de conhecimento. Constatou-se a publicação de seis ferramentas que se enquadram na temática, onde três possuem o mesmo objetivo (transcrição de textos em fala ao redor do usuário) e que o idioma mais utilizado é o inglês. A ferramenta mais cara custa aproximadamente $218 e as outras cinco em torno de 60$-71$ e a que obteve melhor precisão, obteve um resultado de 99%. A tecnologia que mais foi empregada nas ferramentas foi a utilização do Raspberry pi e o sistema operacional Linux. Concluiu-se que existe a necessidade da criação de novas ferramentas de tecnologia assistiva para a aquisição de conhecimento de deficientes visuais.


Palavras-chave


construção de conhecimento; geração de conhecimento; gestão do conhecimento; tecnologia assistiva; deficiente visual.

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DOI: 10.3895/rts.v19n57.15823

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