Hélice tríplice no contexto brasileiro: a contribuição das universidades na inovação tecnológica

Eron Passos Andrade, Angela Machado Rocha, Marcio Luis Ferreira Nascimento

Resumo


Dada a importância do conhecimento no modelo da Hélice Tríplice, este trabalho propõe estudar a contribuição das universidades na inovação tecnológica, analisando as publicações que tratam do modelo no contexto brasileiro. Para tanto, optou-se por utilizar o software IRAMUTEQ para a Análise Textual Discursiva (ATD) dos abstracts de 48 textos, entre artigos publicados em periódicos, anais de eventos e capítulos de livros indexados nas bases Scopus e Web of Science. Os resultados revelaram que quatro (4) temas principais são discutidos no corpus textual, originando classes semelhantes entre si e diferentes das demais. A Classe 1 aborda a atuação das universidades na Hélice Tríplice e a interação com os demais atores envolvidos na inovação. A Classe 2 trata da inovação e conceitos subjacentes. A Classe 3 versa sobre o desenvolvimento econômico e social promovido pelas universidades enquanto atores da inovação. A Classe 4 acerca-se da pesquisa acadêmica e das patentes. Desta forma propõe-se neste trabalho uma maneira de visualizar a Hélice Tríplice e suas ramificações a partir das frequências das palavras e buscar compreender a dinâmica e particularidades para o contexto brasileiro. De forma geral, com base na análise, a contribuição das universidades brasileiras na inovação tecnológica encontra-se ainda aquém das possibilidades promovidas pelo modelo da Hélice Tríplice.


Palavras-chave


Inovação Tecnológica; Hélice Tríplice; Universidades; Análise Textual Discursiva.

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DOI: 10.3895/rts.v19n55.15122

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