Quer aprender na escola: impactos do ensino à distância sobre os estudantes

Lindamir Salete Casagrande, Tania Gracieli Vega Incerti, Lucas Bueno de Freitas

Resumo


Este artigo objetiva analisar a percepção de mães e professoras sobre implicações das atividades de ensino à distância na rotina dos/as estudantes do ensino fundamental durante o período de distanciamento social vivenciado no ano de 2020. Participaram desta pesquisa mães e/ou professoras de diversas escolas, principalmente do Paraná. O instrumento de coleta de dados foi um questionário online, com perguntas objetivas e descritivas, que foi divulgado e aplicado por meio de redes sociais e obteve 174 respostas. Os resultados indicam que as participantes percebem o cansaço e a dificuldade de adaptação das crianças e adolescentes com o “novo” formato de ensino e com a rotina de estudos, os quais, somado a toda a situação imposta pela pandemia do Coronavírus, mostraram-se desgastante e estressante para os/as estudantes, que sentem muita vontade de voltar à escola. Concluímos que, na percepção das participantes, apesar de ser a única opção para esse momento, o ensino remoto não é adequado aos/às estudantes do ensino fundamental.


Palavras-chave


Cansaço; Crianças e Adolescentes; Educação; Ensino à distância; Pandemia.

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DOI: 10.3895/rts.v18n54.14942

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