Impactos de projeto de ensino para melhoria dos índices de reprovação no ciclo básico em curso de engenharia

Wilson Rodrigues Lima Junior, Tatielle Menolli Longhini, Willerson Custódio da Silva

Resumo


A diminuição de taxas de reprovação é um desafio às instituições de ensino de engenharia. Este trabalho propôs a implementação de um projeto de ensino que atuasse diretamente no nivelamento dos conhecimentos básicos de matemática, principal fator de reprovação no ciclo básico. O projeto, denominado Cálculo X, foi focado no suporte no suporte das disciplinas de Cálculo 1 e Geometria Analítica e Álgebra Linear (GAAL) para o curso de Engenharia de Produção de um Instituto Federal. As coletas de dados indicaram uma média de 90% estudantes associados ao Cálculo X são oriundos de escola pública, consideram-se com pouca ou moderada afinidade com a área de matemática e que ainda 63% consideram-se tímidos e com dificuldade de interagir em sala para tirar dúvidas do conteúdo. Com isso, apurou-se também que, as turmas de ingressantes no segundo semestre do ano letivo, possuem maior dificuldade em matemática e consequentemente, possuem maiores índices de reprovação, principalmente na disciplina de Cálculo 1, o que se agrava com a rotação de docentes da área. Além disso, percebe-se a necessidade de efetivar programas e ações institucionais contínuas contra a reprovação e que possibilitem entender e monitorar os perfis dos ingressantes.

Palavras-chave


Programas Institucionais; Tutorias; Matemática básica; Institutos Federais

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DOI: 10.3895/rts.v19n55.14339

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