Da diversão à profissão: a legitimação do e-sport como modalidade esportiva em pauta

Cristiano Gonçalves da Silva, Ana Cristina Troncoso

Resumo


Em face à crescente evolução dos jogos eletrônicos e de sua relevância no cenário das competições esportivas, torna-se cada vez maior a importância de se discutir a legitimidade dos jogos conhecidos como e-Sports enquanto uma categoria esportiva autêntica. Nesse sentido, o presente trabalho se propõe a mostrar o caminho percorrido pelos jogos eletrônicos desde a sua utilização como uma espécie de brinquedo até o atual contexto com sua inserção na modalidade esportiva contemporânea dos e-Sports. Buscou-se também ressaltar a defesa dos direitos trabalhistas aos quais jogadores profissionais passariam a usufruir em decorrência da legitimação e regulamentação dos e-Sports como modalidade esportiva. Para isso, foi realizado um amplo levantamento bibliográfico e constatou-se a existência de uma base sólida de dados econômicos, reportagens e pesquisas que possibilitam tal trajeto.  Pôde-se averiguar que os e-Sports apresentam uma ampla gama de características que os aproximam de categorias de esportes tradicionais e possuem condições de serem reconhecidos como uma modalidade esportiva contemporânea. As novas profissões surgidas a partir das fronteiras abertas pelo avanço da tecnologia devem estar alinhadas aos direitos sociais, de forma a valorizar a dignidade humana; a promoção de saúde e os direitos trabalhistas.


Palavras-chave


e-Sports. Jogos eletrônicos. Profissionalização. Streamer. Direitos trabalhistas.

Texto completo:

PDF


DOI: 10.3895/rts.v19n55.13599

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2022 CC-BY

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
ft_peri

Av. Sete de Setembro, 3165 - Rebouças CEP 80230-901 - Curitiba - PR - Brasil

logo_utfpr